O Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI, sigla em inglês), o Departamento Federal de Investigação (FBI, sigla em inglês) e a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura (Cisa, sigla em inglês) divulgaram na segunda-feira (4) que têm observado “adversários estrangeiros”, particularmente a Rússia, durante as eleições dos Estados Unidos, realizadas nesta terça-feira (5).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As três agências fizeram uma declaração conjunta, na qual destacam a observação de interferências estrangeiras que podem causar e conduzir “operações de influência adicionais destinadas a minar a confiança pública na integridade das eleições dos EUA e atiçar divisões entre os americanos”.

Acompanhe a apuração em tempo real das eleições presidenciais nos Estados Unidos

De acordo com a declaração, a Rússia é considerada a “ameaça mais ativa”. As agências alertaram que indivíduos influentes ligados ao país estão criando vídeos e artigos falsos para prejudicar as eleições nos Estados Unidos, além de incitar medo nos eleitores sobre o processo eleitoral e induzir os americanos à violência.

Continua depois da publicidade

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Leia também

Eleitores americanos vão às urnas nesta terça para eleger novo presidente dos Estados Unidos

Que horas sai o resultado das eleições dos Estados Unidos?