O Ministério da Fazenda deve lançar em 2009 um pacote habitacional, que terá foco principalmente na construção de residências. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, adiantou que há chance de ser incluído entre as medidas a criação de uma linha de financiamento que embuta a possibilidade de o mutuário ficar entre oito e 10 meses sem pagar prestações, em caso de desemprego.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, estimular a construção civil é importante porque é uma área de uso intensivo de mão-de-obra. Com isso, o governo federal ataca outra das suas prioridades: o combate ao desemprego no próximo ano.
A idéia de estimular os financiamentos dessa forma foi apresentada por representantes da construção civil. A proposta é considerada mais efetiva do que a criação de um seguro em caso de desemprego do mutuário ou outros imprevistos.
Nesta quinta-feira, o governo divulgou uma série de ações para reduzir o impacto da crise financeira no Brasil. Essas medidas devem gerar uma desoneração de R$ 8,4 bilhões – quantia que deverá ser injetada na economia.
Continua depois da publicidade