A primeira ação simultânea de fiscalização para combater transporte irregular de mercadorias em Santa Catarina começou por volta de 8h desta quinta-feira e deve ser concluída por volta 18h. A operação ocorre em Florianópolis, junto ao posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e em mais 30 cidades, onde caminhões e vans são parados para conferir se há nota fiscal e se os dados conferem com a realidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com o gerente de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (SEF) Francisco Martins, em caso de irregularidade pode haver uma multa que varia entre 75% e 150%, de acordo com a gravidade da ocorrência, como não lançar o imposto devido na nota fiscal ou tentativa de fraude do documento.

– Este trabalho vai subsidiar auditorias futuras da Fazenda, quando vamos cruzar com informações do nosso banco de dados dos últimos cinco anos – explica Martins.

Polícias rodoviárias de SC e Federal e a Polícia Militar ajudaram na operação, que deve ser usada como modelo para novas ações coordenadas ao longo do ano, segundo o gerente.

Continua depois da publicidade