A partir desta quarta-feira, 1º de agosto, os contribuintes que procurarem os serviços da Secretaria da Fazenda, no hall de entrada do prédio central da Prefeitura, vão encontrar algumas mudanças para agilizar o atendimento.
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Em vez de retirar uma senha por conta própria, o cidadão vai passar por um balcão de triagem para orientação e entrega de uma senha única, mesmo para protocolos diferentes, ficando na fila apenas uma vez. Havia casos nos quais o contribuinte retirava até três senhas para fazer um serviço.
Neste balcão, os servidores também vão orientar sobre os documentos necessários para o serviço fazendário desejado. Segundo a Secretaria, muitos contribuintes esquecem de levar cópias dos documentos, por exemplo.
A lista dos documentos necessários para os serviços mais procurados estará anexada na divisória do guichê de atendimento. Além do balcão de triagem, a Secretaria vai oferecer um balcão de entrega de documentos que não ficam prontos no mesmo dia da solicitação: ITBI, certidões, alvará de construção, alvará de demolição e vistoria.
Outra novidade é o balcão de atendimento expresso, que vai oferecer os serviços de atualização de boletos vencidos, emissão de 2ª via de carnês de IPTU ou ISS, relatório de débitos e espelho cadastral. O espelho já está disponível na internet.
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Quando houver pouca demanda para atendimento neste balcão, os servidores irão orientar os contribuintes sobre como acessar este serviço pela internet. Estes três balcões ficam do lado esquerdo de quem entra na Prefeitura pela porta da frente, onde ficava o cadastro técnico. O atendimento com hora marcada continua e pode ser agendado pelo telefone 3431-3333.
Outra alteração se deve à implantação de um sistema de gerenciamento do atendimento, o mesmo usado pela Previdência Social. Com ele, será possível verificar quantas pessoas estão na fila para determinado serviço e relocar servidores para agilizar o atendimento. O sistema é livre, não representou custos para a Prefeitura, e foi avaliado e adaptado pela unidade de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) às necessidades da Secretaria da Fazenda.
Ele também oferece a possibilidade de ser estendido às Secretarias Regionais e outros postos externos de atendimento fazendário. A Secretaria da Fazenda estima, com todas estas mudanças, que o tempo de atendimento da maioria dos serviços caia pela metade.