Governador Celso Ramos é o típico lugar que combina com sol e céu azul. As praias, quase que na totalidade, são pequenas em extensão e separadas por morros ainda de área verde. Este cenário nativo é o que as pessoas mais buscam quando o assunto é o descanso. As merecidas férias, ou apenas um fim de semana, pode ser renovador quando o destino é a cidade.
Continua depois da publicidade
Dentre estas várias praias, há aquelas que são mais propícias ao silêncio. Currais e Antenor são bons exemplos disso, com pouquíssimas pessoas pela areia e muita mata. Entretanto, em uma área já habitada e dona de algumas vielas bem ao meio do caminho da SC-410, rodovia que serve de acesso à Governador Celso Ramos, existe uma praia singular, com cenário bucólico formado pelas embarcações pesqueiras no mar tranquilo. Meio que de filme mesmo, observado sob a sombra de árvores de folhas largas na areia, de costas para as casas em estilo açoriano. Nas janelas coloridas destas casas, movimento de famílias e amigos próximos, público cativo da Fazenda da Armação, demonstrando que o que move o local é a tranquilidade.
O clima de paz contagia quem por aqui chega. A água do mar é quente, quase que não refresca o calor dos dias mais intensos do verão catarinense, destes que passam dos 35ºC. Não se houve gritos, no máximo o barulho engasgado de uma embarcação, vez ou outra. Ao olhar para os lados, ainda dentro da água, o movimento de pessoas é nulo. Algumas crianças brincam na beira monitoradas por adultos sentados sob a sombra daquelas árvores já citadas. Apenas o corpo produz algum som em contato com o mar. O silêncio restaura a energia e é impossível não se sentir privilegiado ao estar em um lugar como este.
Continua depois da publicidade
Para chegar até aqui é preciso tomar a SC-410, logo após deixar a BR-101 para trás. Cerca de dez quilômetros separam a rodovia do vilarejo adotado por muitos da região como o refúgio de férias. Pelo caminho, placas avisam que o barulho não é bem-vindo, portanto não é recomendado que se leve aquelas indesejadas caixinhas de som que andam em alta por aí. Os ouvidos agradecem.