“Resgatar aqueles doadores que há mais de três anos não comparecem no Hemocentro pra ver se eles tem disponibilidade e voltem a nos auxiliar”, esse é o objetivo da nova campanha do Hemosc em toda Santa Catarina. A explicação é da responsável pela captação no órgão em Joinville, Tainara Farias. Em entrevista à CBN Joinville nesta quinta-feira (19), ela deu detalhes da campanha batizada de “Super Ação Resgate de Doadres”, que está sendo realizada em todas as unidades da rede.

Continua depois da publicidade

— Tem aqueles doadores que vão, fazem a doação uma vez e depois não voltam mais —explicou.

A profissional do Hemosc destacou a importância dos doadores voltarem regularmente e realizarem novas doações. Segundo ela, um homem saudável pode doar sangue a cada dois meses, o que resulta em um total de quatro doações em um intervalo de um ano. Já as mulheres podem doar a cada três meses, totalizando até três doações no mesmo período. Tainara destacou ainda que todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas, mas dois tipos específicos mais preocupam o Hemosc.

— Desde o início da pandemia nossa maior dificuldade foram os doadores A e O, tanto positivo quanto negativo. E O- principalmente porque é o doador universal — destacou.

Ainda durante a entrevista, a responsável pela captação do Hemosc lembrou que a vacinação contra a Covid-19 requer atenção de quem deseja doar sangue. Cada imunizante tem suas características e por isso há uma diferença no prazo de cada vacina que permite a pessoa imunizada fazer a doação. Quem se vacinou com a Coronavac pode doar 48 horas após a imunização. Já para todas as demais vacinas é necessário um período maior, e a doação é liberada após sete dias. Além disso, quem positivou para Covid-19 deve aguardar até trinta dias após a cura para fazer a doação. 

Continua depois da publicidade

Por conta da pandemia e para evitar filas ou aglomerações nos locais de doação, o Hemosc está atendendo exclusivamente com agendamento de horários. O contato deve ser feito via site (hemosc.org.br) ou pelo telefone. Em Joinville, o hemocentro fica na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do Hospital Municipal São José. Os contatos para agendamento ou esclarecimento de dúvidas são: (47) 3481-7424 e 3481-7414. O atendimento é feito entre 8h15 e 17h15.

Abaixo você pode conferir, na íntegra, a entrevista sobre a nova ação do Hemosc. A conversa foi ao ar no programa CBN Mais, com Jota Deschamps e Fernando Gonçalves.