A disputa por vaga nas semifinais do Billabong Pro Júnior promete ser acirrada neste sábado, dia 19, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Todos os favoritos continuam na disputa. Surfistas que já se destacam no Circuito Mundial – como o paranaense Jihad Kohdr, o pernambucano Bernardo Pigmeu, o carioca Bruno Santos, o paulista Bruno Moreira e o alagoano Marcondes Rocha – fazem parte da lista de cotados.
Continua depois da publicidade
A competição termina no domingo e é a primeira das duas etapas que vão definir o time sul-americano para o Mundial Profissional Sub-21 da Associação de Surfistas Profissionais (ASP), em janeiro, na Austrália. A definição da equipe será em novembro, na Praia Mole, em Florianópolis. Estarão classificados os seis melhores do ranking do Billabong Pro Júnior.
Nesta sexta, alguns dos principais nomes da nova geração entraram no mar. O atual campeão do Billabong Pro Junior Jihad Kohdr passou um sufoco em sua estréia. Por pouco, ele não ficou fora da competição, ainda na terceira rodada. Mas nos segundos finais conseguiu virar o resultado em cima do gaúcho Vinícius Fornari, garantindo vaga nas oitavas-de-final.
– Quase perdi. Também, agora não perco mais. Estou na maior loucura, disputando o Super Surf, WQS e agora o Pro Júnior e quero resultados. A primeira bateria é sempre nervosa – disse Jihad.
Já o vice-campeão do ranking e vencedor da etapa de Maresias no ano passado, o pernambucano radicado em Santa Catarina Bernardo Pigmeu não ficou em situação crítica, como Jihad, porém sentiu o peso da estréia.
Continua depois da publicidade
– Eu não estava em harmonia com a série (seqüência de ondas). A estréia é sempre nervosa. Agora, espero deslanchar – afirmou Pigmeu, o mais experiente surfista no Billabong Pro Júnior, ao lado de Marcondes Rocha, competindo desde a edição inicial, em 1998.
Marcondes, por sinal, teve um desempenho muito bom. O único surfista que venceu todas as categorias do Brasileiro Amador e vice-campeão mundial júnior no ISA World Surfing Games (mundial por equipes) achou várias ondas boas.
Bruno Santos, único atleta da competição que disputou dois mundiais pro júnior (sendo o quinto colocado em 2001, na Austrália) teve o melhor desempenho do dia, somando 15,13 pontos de 20 possíveis.
O cearense Pablo Paulino, o grande nome do Circuito Brasileiro Amador deste ano, garantiu a melhor nota do evento até agora (8,83) e por enquanto está faturando a Red Beach Best Wave, prêmio extra de R$ 500.
Continua depois da publicidade
Outros cinco favoritos – os paulistas Adriano de Souza, o Mineirinho, Hizunomê Bettero, Gilmar Silva, Saulo Júnior e Vitor Farias – também estão garantidos para as oitavas. Ainda merecem atenção os catarinenses Ricardo Wendhausen, o Riquinho, Michel Flores e Tiago Bianchini, os cariocas Simão Romão e Leandro Bastos e o baiano Dennis Tihara.
Além do Pro Júnior, está sendo realizada na praia de Maresias (no mesmo palanque) o Billabong Girls Pro 2003 – válido pela terceira etapa do Abrasp Super Trials feminino, a divisão de acesso do circuito brasileiro de surfe profissional. Nesta sexta, o grande destaque foi a pequena Bruna Schmitz, do Paraná.
Com apenas 13 anos de idade, ele garantiu vaga na terceira fase da competição, o seu melhor resultado até agora, e terá pela frente ninguém menos que a cearense Silvana Lima e a paulista Suelen Naraísa, líder e vice-líder do ranking. As duas competições terminam domingo.