Recordista mundial dos 200m e favoritíssimo ao bi olímpico. É esse o adversário que sete corredores enfrentam nesta quinta-feira, às 16h55min. Usain Bolt pode entrar para a história dos Jogos mais uma vez: se vencer a final será o único atleta no mundo a conseguir o ouro tanto nos 100m, como nos 200m, em duas edições seguidas dos Jogos. Nem sequer Carl Lewis, o americano que conquistou 10 medalhas no atletismo, sendo nove delas de ouro, conseguiu tal façanha. Continua depois da publicidade
Apenas um homem é capaz de mudar esse destino. Yohan Blake, também jamaicano, é o principal oponente de Bolt. Já o era na prova dos 100m, onde ficou com a prata. Bolt não só correu com facilidade para o ouro, como estabeleceu um novo recorde olímpico ao completar a prova em 9s63, seis centésimos abaixo do recorde anterior, que também era dele – 9s69.
– Depois de vê-lo nos 100m, creio que Bolt vai fazer algo grande nos 200m – disse Richard Thompson, atleta de Trinidad e Tobago, que se classificou em sétimo lugar para a final. Continua depois da publicidade
Dois brasileiros ficaram fora da decisão dos 200m, que é a prova favorita de Bolt. Bruno de Barros foi o sexto colocado na bateria em que Blake se classificou. Aldemir da Silva Júnior ficou em quarto na semifinal que Bolt encerrou em primeiro.
Na temporada, Blake tem a melhor marca da prova: 19s80. Bolt é o segundo, com 19s83. O vencedor dos 100m não se importa com a diferença.
– Preciso dos 200m para me tornar uma lenda – disse o corredor, ao se classificar para a final.
Quem duvida?