Passadas as festas de fim de ano, o momento é de contabilizar os resultados do período para o comércio. O Natal, principal data para o varejo do ano, teve variação negativa em Joinville em 2017 com relação a mesma data no ano anterior, de 3,6%. Quando consideradas as vendas de dezembro diante dos demais meses do ano, foi contabilizado acréscimo: 21,3%.

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Em Santa Catarina, no comparativo de um Natal para o outro, houve crescimento de 2,1% no faturamento dos lojistas. Já no contraponto com os meses de movimentação normal, os comerciantes tiveram aumento expressivo, de 26,4% nas vendas.

Segundo os dados da Fecomércio-SC, apesar da retração verificada no período natalino na cidade mais populosa do Estado, as compras para a data em dezembro último, tiveram ticket médio nominal superior aos últimos dois anos.

O total investido por consumidor com presentes foi de R$ 295,60 no município, em 2017. O valor é maior que o registrado nos natais de 2016, com ticket médio de R$ 249,22 e, de 2015, de R$ 180,28. No balanço estadual, o ticket médio ficou em R$ 317,33. A quantia gasta com presentes é 33,1% superior ao Natal de 2016, quando a média foi de R$ 238,44.

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A pesquisa de resultado de vendas foi feita com 402 empresas nas cidades de Joinville, Florianópolis, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Lages e Criciúma e considerou ainda o investimento dos empresários na contratação de temporários. Nesse indicador, Joinville apareceu ao lado de Criciúma como a cidade em que as empresas menos contrataram no período (23,9% do total). No compilado das cidades, a média geral atingiu 32,3%.