Quando pensamos em esporte, muitas modalidades podem surgir. Independente de qual delas você pense, há uma coisa em comum: os fatos do esporte marcaram – e muito – a história mundial pelos desafios enfrentados por atletas, pelo contexto político envolto ao acontecimento ou até mesmo pelas conquistas inéditas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Selecionamos a seguir os 20 fatos mais icônicos do esporte para que possamos relembrar as conquistas mais marcantes dos esportistas. Confira mais sobre cada uma delas e entenda o motivo delas fazerem parte desta lista, a qual possui como fonte o levantamento em diversos sites e pesquisas especializados no segmento.
Confira a seguir os 20 fatos mais marcantes do esporte mundial
Continua depois da publicidade
Os primeiros jogos olímpicos da era moderna
Embora os registros de disputas esportivas seja ainda mais antigo que este, os Jogos Olímpicos de Verão de 1896 são considerados os primeiros da era moderna. O evento foi sedidao em Atenas, na Grécia, de 6 a 15 de abril.
Na época, apenas atletas masculinos participaram e 14 países tiveram representantes. Foram nove modalidades em disputa: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro.
Charlotte Cooper e a primeira medalha de ouro para mulheres
Mesmo que a criação da Olimpíada moderna seja de 1896, apenas em 1900 as mulheres conquistaram a possibilidade de participar do evento. Apenas dois esportes eram tolerados para as disputas femininas: tênis e golfe. Aém disso, equipes mistas eram permitidas na vela.
Continua depois da publicidade
Inclusive, na vela, a suíça Hélène de Pourtalès venceu a prova antes, mas acompanhada do marido e do sobrinho. Portanto, a tenista Chartlotte Cooper foi a primeira mulher a vencer a medalha de ouro individual nos jogos olímpicos. Junto com estas atletas, estima-se que aproximadamente 20 mulheres participaram da Olimpíada em Paris.
Jesse Owens nas Olimpíadas de 1936
Considerado por muitos como o maior atleta do Século XX, Jesse Owens está na história do esporte mundial por toda sua carreira, mas principalmente pelos Jogos de 1936. O fato é mais marcante ainda pelo contexto político em que os jogos foram realizados. No meio de Berlim, Hitler queria usar as Olimpíadas como uma justificativa para as atrocidades cometidas no Holocausto, por meio da suposta performance de atletas arianos.
Porém, Jesse Owens, o maior medalhista da competição, provou o contrário. O negro norte-americano se tornou ainda o primeiro a ganhar quatro medalhas em apenas uma edição dos jogos, vencendo as provas de 100 metros, 200 metros, revezamento 4 x 100 metros e salto em distância. O recorde de Jesse Owens nesta última modalidade durou 48 anos.
Continua depois da publicidade
Pelé e o tricampeonato do Brasil na Copa do Mundo
No México, a Copa do Mundo de 1970 foi com certeza um dos fatos mais marcantes da história do esporte. O Brasil venceu a competição, realizada de 31 de maio a 21 de junho, além de tornar-se tricampeão.
Além da conquista brasileira, a Copa de 70 é relembrada até hoje por lances incríveis de Pelé que acabaram não tornando-se gols. Mesmo assim, o grande rei do futebol marcou quatro gols durante a competição.
O último confronto de Muhammad Ali e Joe Frazier
Muhammad Ali é um nome que muitos no mundo conhecem por ser um dos maiores pugilistas da história. E em sua carreira, os confrontos com Joe Frazier foram extremamentes intensos e memoráveis. O primeiro foi no também imponente Madison Square Garden, em Nova York, 1971, com vitória de Frazier.
Continua depois da publicidade
Porém, o segundo confronto foi marcado pela reviravolta de Ali como vencedor. Após a decisão por pontos, Muhammad Ali igualava o resultado em 1974, também no Madison Square Garden. O último confronto foi nas Filipinas, em 1975, em uma luta imensamente desafiadora.
No meio do calor escaldante do local, Muhammed Ali consagrou-se como o grande vitorioso do confronte entre os dois grandes pugilistas. E as condições da luta foram expstas em reportagem da ESPN, o qual aponta de Ali disse que “aquilo foi o mais próximo da morte que ele já ficou”.
Nota inédita na ginástica
Em 1976, Nadia Elena Comaneci conquistou o feito inédito de receber a nota 10 na ginástica. A disputa foi quando a atleta tinha apenas 14 anos de idade, consagrando-se na história mundial com a nota nas barras assimétricas.
Continua depois da publicidade
Primeira maratona olímpica para mulheres em 1984
A maratona existe desde a primeira edição das Olimpíadas e até mesmo confunde-se com a própria criação do evento. Porém, somente em 1984 as mulheres ganharam a oportunidade dde participar da disputa. Joan Benoit Samuelson, dos Estados Unidos, venceu a medalha de ouro.
A “Mão de Deus” de Maradona
Maradona marcou o famoso gol “Mão de Deus” em 1986 e escreveu o seu nome na história mundial. O nome do gol ficou lembrado pela entrevista que ele deu após o jogo contra a Inglaterra. Maradona disse que fez o gol de cabeça e com uma ajuda divina.
A Argentina venceu a Copa de 1986 e Maradona foi eleito o melhor jogador.
O campeonato mundial de Mike Tyson
Em 1986, outro fato histórico também marcou o ano no esporte. Mike Tyson vencia o primeiro título mundial de boxe, somente aos 20 anos. Assim, tornou-se o mais jovem vencedor da categoria de todos os tempos.
Continua depois da publicidade
Dream Team de 1992
Nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, os Estados Unidos realmente tiveram o seu ápice no basquete. E não é a toa que a seleção ficou conhecida até hoje como “Dream Team”, com os maiores jogadores e craques do esporte reunidos no mesmo time. A seleção ganhou a medalha de ouro e venceu todas as partidas da modalidade, com ampla vantagem.
O Dream Team era composto por: Charles Barkley (Phoenix Suns), Larry Bird (Boston Celtics), Clyde Drexler (Portland Trail Blazers), Patrick Ewing (New York Knicks), Magic Johnson (Los Angeles Lakers), Michael Jordan (Chicago Bulls), Christian Laettner (do basquete universitário), Karl Malone (Utah Jazz), Chris Mullin (Golden State Warriors), Scottie Pippen (Chicago Bulls), David Robinson (San Antonio Spurs), John Stockton (Utah Jazz).
Morte de Ayrton Senna em 1994
O piloto brasileiro Ayrton Senna teve uma carreira considerada até hoje como uma das maiores de todo o esporte. O tricampeão teve ainda o seu nome ainda mais memorável, após a sua morte precoce em um acidente.
Continua depois da publicidade
Em 1994, na Itália, Ayrton Senna perdeu o controle do carro e morreu. A morte e o velório do piloto foram um dos fatos do esporte de maior comoção mundial.
Pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo
Em 2002, na Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão, o Brasil celebrou um feito inédito: ganhou cinco vezes a maior competição do futebol. O elenco até hoje é lembrado como uma das maiores seleções de jogadores de toda a história.
Recorde de Michael Phelps
Michael Phelps fez uma participação fenomenal nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, vencendo oito medalhas de ouro na natação. E o recorde foi ainda mais expressivo já que ele venceu todas as finais em que participou, tornando-se o atleta que mais ganhou medalhas de ouro em uma única edição.
Continua depois da publicidade
Recorde de Usain Bolt em Montreal
Usain Bolt, famoso pela sua pose do raio após as vitórias, pode-se dizer que realmente parece o fenômeno. Isso porque tem uma velocidade incrível. O jamaicano se tornou o primeiro homem a correr os 100m masculino em menos de 9,6 segundos com seus 9,58 no Campeonato Mundial de 2009, em Berlim.
Doping de Lance Armstrong em 2012
A história do esporte não é só feita de conquistas. Em 2012, um dos maiores casos de dopings foram descobertos quando Lance Armstrong perdeu suas sete medalhas do Tour de France no ciclismo. O atleta até negou as acusações por muito tempo, mas depois reconheceu que havia usado drogas ilegais para alcançar os resultados impressionantes.
Recordes de Marta no futebol mundial
A maior jogadora de todos os tempos é Marta. Inclusive, desde 2015, ela tem o maior saldo de gols por um atleta da modalidade, não importando o gênero. São 116 gols em partidas oficiais. Além disso, Marta é a jogadora que mais ganhou o prêmio de melhor do mundo, com 6 troféus.
Continua depois da publicidade
Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016
Em 2016, temos mais um fato icônico do esporte. As Olimpíadas do Rio de Janeiro foram as primeiras a sere realizadas na América do Sul e a cerimônia para começar os jogos também foi inédita. Celebrada no Maracanã, o espetáculo foi feito pela primeira vez em um local que não teria provas de atletismo.
Tóquio 2020 e a Covid-19
Mais uma edição olímpica entra para essa lista dos fatos mais marcantes no mundo do esporte. Os Jogos de Tóquio 2020 foram os primeiros a serem adiados, sendo realizados em 2021. O motivo foi a pandemia de Covid-19 que deixou o mundo todo em alerta.
Leia também
A curiosa história do chapéu que virou mascote das Olimpíadas de Paris
Entenda as regras do atletismo, esporte olímpico há mais de 120 anos
Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris: local inédito, data e tudo sobre