O transporte marítimo na Grande Florianópolis volta à tona. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) emitiu para o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) a Licença Ambiental Prévia (LAP) do terminal marítimo de passageiros intermunicipal da Grande Florianópolis. O documento atesta a viabilidade ambiental do empreendimento e é a primeira de três licenças, conforme prevê a legislação.
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O Secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, fala sobre o projeto que inicialmente pode interligar a Capital e São José, mas ainda não há prazo para a implantação do transporte com catamarãs entre as cidades da região metropolitana. “Esse é o primeiro trecho que licenciamos. Fica aberta a estruturação de outros trechos, para colocarmos ramais, ou seja, a criação de novas aquavias”.
Ouça a entrevista no Noticia na Manhã desta terça-feira, dia 13:
De acordo com a licença, o terminal marítimo será construído em uma área de 8 mil metros quadrados, no aterro da Baía Sul, entre a Passarela Nego Quirido e o CentroSul. O investimento estimado é de R$ 8,5 milhões, que incluem a construção do terminal, obras de dragagem e duas embarcações.
O local a ser dragado é o acesso até o terminal que deverá ter 2,60 metros de profundidade, 260 metros de comprimento e 80 metros de largura. “É um empreendimento esperado há anos por toda a região e que vai contribuir muito para a mobilidade urbana. Agora poderemos autorizar alguns estudos complementares e outros detalhes para licitar”, explica o presidente do Deter, Fúlvio Rosar Neto.
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Em São José, a Secretaria de Infraestrutura ainda precisa acertar com a prefeitura o local específico para a instalação do terminal no lado continental. O ponto previamente identificado, onde tem menos dano ambiental, fica ao longo da Avenida Beira-Mar.