A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) emitiu nesta segunda-feira a Licença Ambiental Prévia (LAP) do terminal marítimo de passageiros intermunicipal da Grande Florianópolis. O documento foi entregue para o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) e atesta a viabilidade ambiental do empreendimento. Segundo a Fatma, essa é a primeira de três licenças, conforme a legislação. Agora, o Deter poderá dar andamento ao projeto.

Continua depois da publicidade

De acordo com a licença, o empreendimento será construído em uma área de 8 mil metros quadrados no aterro da Baía Sul, entre a Passarela Nego Quirido e o CentroSul. O investimento estimado é de R$ 8,5 milhões, que inclui o terminal, obras de dragagem e duas embarcações. O local a ser dragado é o acesso até o terminal, que deverá ter 2,60 metros de profundidade, 260 metros de comprimento e 80 metros de largura.

— É um empreendimento esperado há anos por toda a região e que vai contribuir muito para a mobilidade urbana. Agora poderemos autorizar alguns estudos complementares e outros detalhes para licitar — explica o presidente do Deter, Fúlvio Rosar Neto.

A entrega da licença foi acompanhada pelo secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso. Na avaliação do secretário, levando em conta que o transporte marítimo tem um grande potencial na região, a entrega da licença é um “passo significativo para desenvolver novas opções de transporte coletivo”.

Continua depois da publicidade

Também acompanharam o encontro o diretor de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, José Carlos Müller Filho, e o gerente de Transportes Aquaviários, Mané Ferrari. Somente após a apresentação do projeto executivo na Fatma é que os técnicos da Fundação poderão avaliar a viabilidade da emissão das próximas licenças. O documento tem validade de 24 meses.