Está na hora de Repensar, Reciclar, Renovar. O tema da 13ª edição do Fashion Rio, que começa neste sábado, cabe tanto para o recomeço de ciclo que as semanas de moda representam quanto para o momento do evento, que tem importantes baixas e também significativos retornos.

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Presença – e tumulto – garantido desde 2005, Gisele Bündchen desta vez não viaja ao Rio. A Colcci, marca da qual a übermodel é garota-propaganda, migrou para a São Paulo Fashion Week (assim como a marca de beachwear Blue Man, outro importante nome do Fashion Rio).

Quem será então a estrela da edição? Entre as tops confirmadas estão as russas Natasha Poly e Yana Karpova, a italiana Mariacarla Boscono, a argentina Chloe belo, a norte-americana Deanna Miller e as brasileiras Izabel Goulart, Isabeli Fontana, Carol Trentini, Flavia Oliveira, Flavia Streck e Aline Weber. Segundo a diretora do evento, Eloysa Simão, a perda não é assim tão significativa:

– É maravilhoso ter a Gisele em um desfile, mas do ponto de vista prático não ganhamos nenhum patrocínio por causa dela, nem o faturamento do evento cresceu – declarou ela em entrevista à Folha de S. Paulo.

O casting da Lenny, marca que ganha a pole position desta edição de primavera/verão, geralmente é um dos mais estrelados. A marca de Lenny Niemeyer deverá contar com várias participações exclusivas. Entre elas Ana Beatriz Barros e Marcelle Bittar. Outras marcas que já vêm se destacando são a Redley e a Sandpiper, assim como a Salinas, já que maiôs e biquínis são peça-chave da temporada.

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Entre as novidades positivas do evento estão o retorno do estilista Carlos Tufvesson, afastado há quatro anos, e de Walter Rodrigues, ausente na temporada passada. Também estão de volta o conceitual Chiaro e Elisa Chanam. A grife Espaço Fashion, que já participava do Fashion Business, faz sua estréia na passarela principal. Koolture e Filhas de Gaia iniciam sua trajetória no grupo Novos Estilistas.

Nos sete dias de evento, 54 grifes apresentarão suas coleções em 41 desfiles.

* A repórter viajou a convite da organização do evento.