Se as paredes da Vila Germânica falassem, provavelmente estariam eufóricas diante de tamanha criatividade. Acostumadas a observarem pessoas de trajes típicos germânicos e copos de chope na mão, neste sábado (28) elas se depararam com um público com vestes ainda mais coloridas e excêntricas. No lugar das “bandinhas” alemãs e do famoso “Ein Prosit” , ecoam nos pavilhões dos setores 1 e 4 do parque músicas de k-pop, animes e gritos de torcidas durante jogos on-line. Agora, o “coração” da Oktoberfest, em Blumenau, também virou abrigo de personagens de filmes de ficção e de sonhos antes desconhecidos. 

Continua depois da publicidade

Pelo menos durante este fim de semana.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Basta dar uma volta completa pelos estandes do Blumenau Comic’s Experience (BCX 2024) para se deparar com cenas, no mínimo, inusitadas. Enquanto o homem-aranha faz uma tatuagem, as princesas da Disney mexem nos próprios celulares ao mesmo tempo em que cumprimentam as crianças. Na praça de alimentação, uma mesa é ocupada por personagens de universos diferentes e, por um segundo, dá a impressão de estar assistindo a algum crossover — só que ao vivo.

Veja fotos do 1º dia de BCX 2024

Continua depois da publicidade

Mesmo sem nunca terem se visto, os visitantes olham uns para os outros admirados, como se estivessem se reconhecendo em cada ideia de cosplay (fantasias) pensada por outra pessoa. E não importa a idade. Crianças e adultos se misturam em um único espaço, como se não houvesse qualquer distinção por faixa etária. 

Leia também: BCX 2024 em Blumenau revela magia do mundo pop e geek: “Uma fábrica de sonhos”

Alguns se mostram tão entuasiasmados que poderiam facilmente passar mais do que dois dias no evento. É o caso de Marine Tudisco. Aos 31 anos, ela veio com o marido, Dalto Hanemann, 36, direto de Jaraguá do Sul para usar um cosplay pela primeira vez na vida. Vestida de “Mulher-Maravilha”, Marine conta que o casal sempre teve o sonho de viver essa experiência, mas nunca encontrou uma oportunidade. Até descobrirem o BCX.

— Fomos no evento do ano passado, mas sem nenhuma caracterização. Dessa vez, a gente decidiu vir trajado porque já era um sonho de muito tempo. É o nosso início nesse universo — diz, enquanto olha admirada para o companheiro que é parado por “fãs” que pedem por fotos com o “Wolverine”, personagem escolhido por ele para essa estreia.

Há, também, aqueles que nem sequer entendem algo de cultura pop e geek, mas fazem questão de aprender sobre o universo para ver um sorriso no rosto dos filhos. Magda Setter Cipriani, de 37 anos, confessa que não consegue identificar quem são os personagens que passeiam entre ela e o pequeno Tales enquanto os dois desbravam o BCX 2024 juntos. 

Continua depois da publicidade

Já o filho, de 10 anos, demonstra bastante compreensão e a corrige, com paciência, sempre que ouve a mãe falando errado o nome de algum anime.

Entre risadas, ela, que é professora, conta que foram os mangás — histórias em quadrinhos japonesas — que introduziram o garoto ao mundo da leitura. Admirador também de animes, ele se vestiu de Ash para se sentir um verdadeiro caçador de Pokémon neste sábado, mas com um objetivo diferente do personagem da franquia.

— Vim só para me divertir — diz o pequeno.

Isso se nenhum Pokémon acabar esbarrando nele pelo caminho, claro.

Oito mil pessoas aguardadas para o BCX

Esta é a primeira vez que o BCX ocorre no Parque Vila Germânica, em Blumenau. No ano passado, o evento estreou no Teatro Carlos Gomes e recebeu aproximadamente 4 mil visitantes. Para 2024, porém, a expectativa da organização é que o número dobre e 8 mil pessoas passem pelo BCX.

Entre as principais atrações do fim de semana, estão os dubladores Manolo Rey — que dá voz a Tobey Maguire, em Homem-Aranha —, Melissa Garcia — de Dragon Ball Z — e Carlos Alberto, que interpreta, em português, o Homer, de “Simpsons”.

Continua depois da publicidade

Além deles, também chegam aos pavilhões da Vila Germânica o criador de conteúdo Luba, o quadrinista Wesley, de “As Crônicas de Wesley”, Cláudio Galvan — dublador oficial do Pato Donald — e Capitão Hunter e banda — famoso gamer e colecionador de cartas de Pokémon com mais de meio milhão de inscritos no canal do YouTube.

Saiba tudo aqui.