Farmácias de Santa Catarina registram falta de testes de Covid-19. O aumento de novos casos da doença e a procura por atendimento têm levado mais pessoas a buscarem exames em unidades da rede pública, mas também em estabelecimentos particulares.
Continua depois da publicidade
Centro de testagem de Covid em Florianópolis tem longa fila e pacientes com guarda-sol
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste de SC, Sérgio Giacometti, que acompanha o mercado de todo o Estado, afirmou em entrevista à CBN Diário nesta quarta-feira (5) que o problema é mais comum em farmácias do Litoral de SC, que tem aumento na população com a temporada de verão. Segundo ele, a procura passou a se intensificar a partir do dia 27.
— Essas regiões tiveram acesso muito grande (de pessoas) às farmácias procurando testes. As farmácias também não tinham grandes estoques, já que por parte do governo também são feitos alguns testes. Por isso, com a grande procura, foi acabando — explicou.
Continua depois da publicidade
Algumas farmácias consultadas pela reportagem relataram ter falta de testes. Outras ainda efetuam o agendamento, mas com vagas somente para o fim de semana. Em Balneário Camboriú, farmácias chegaram a colocar placas informando não terem testes de Covid-19 no início desta semana. Estabelecimentos do Estado chegaram a relatar aumento de até 300% no número de testes realizados.
O presidente do sindicato do comércio de produtos farmacêuticos afirma que a preocupação maior é até o dia 15 deste mês, período em que ele acredita que possa haver uma escalada de casos de Covid.
— Se conseguirmos passar o dia 15, a coisa começa a voltar ao normal, mas minha preocupação é até o dia 15 —afirmou.
Ouça a entrevista
À reportagem da NSC TV, o Conselho Regional de Farmácia informou que após o fim dos estoques das farmácias, distribuidoras estão pedindo mais alguns dias para as novas entregas. Por conta disso, a previsão é de que no final de semana os estabelecimentos já possam receber novos testes.
Continua depois da publicidade
O aumento de casos também provoca uma corrida aos centros de testagem da rede pública. Em Florianópolis, um espaço municipal para testagem de Covid-19 registrou filas que dobraram o quarteirão e pessoas com cadeira e guarda-sol. Blumenau e Joinville também registram aumento nas filas de testagem.
* Com informações de CBN Diário e NSC TV
Leia também
Casos ativos de Covid em Blumenau duplicam em 24 horas e internações em UTI disparam
Pacientes com sintomas de gripe lotam pronto-atendimentos de Joinville pelo 3º dia seguido
Florianópolis cancela o Carnaval de 2022 após alta de casos de Covid