A Prefeitura de Florianópolis retomou, na segunda-feira, 10, a distribuição de alguns dos remédios de uso contínuo mais importantes para a população, como a sertralina (para depressão), sinvastatina 20mg (para colesterol) e clopidogrel (para pessoas com problemas no coração). A liberação dos editais de compra desses e de outros medicamentos, que estavam em falta desde o fim do ano passado, era uma das prioridades do município.

Continua depois da publicidade

Até o fim desta semana, as farmácias básicas instaladas nos centros de saúde estarão reabastecidas, faltando apenas alguns que não tiveram interessados na licitação e terão novo edital publicado.

Desde o início de maio, a distribuição dos medicamentos vinha sendo regularizada, em processo de distribuição para as unidades de saúde. Nos casos em que ainda há falta, as empresas contratadas pelos pregões atrasaram a entrega – algumas alegando que o remédio não está mais sendo fabricado ou atraso na distribuição da indústria farmacêutica.

Foi feito novo pregão para contratação de empresas com condições para atendimento integral às necessidades da rede de saúde da Capital. Aos poucos, vencidos os problemas de fornecimento e a burocracia das licitações, as farmácias começaram a ser reabastecidas.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias da Grande Florianópolis