Uma alta procura por testagem para Covid-19 é registrada nas farmácias de Blumenau nesta quarta-feira (5). Apesar de haver testes suficientes para a demanda, o aumento de pessoas com sintomas da doença já se reflete nos agendamentos. Em muitos locais só há horários disponíveis para fazer o diagnóstico na quinta-feira (6). 

Continua depois da publicidade

O corre-corre nos estabelecimentos acontece após a virada para 2022, que provocou aglomerações e gerou novos surtos de coronavírus no Estado. Nesta manhã, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste de Santa Catarina, Sérgio Giacometti, relatou à CBN Diário que há, sim, falta de testes, principalmente no Litoral.

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

A reportagem do Santa entrou em contato com farmácias de Blumenau e todas relataram o movimento intenso à procura de testagem. Essa demanda também é vista no postos de saúde. As unidades estão lotadas e as reclamações de demora no atendimento são recorrentes. Pacientes com sintomas respiratórios também lotaram o pronto atendimento dos hospitais Santa Isabel e Santa Catarina.

Para fazer o teste de farmácia é necessário fazer um agendamento através do site ou telefone da unidade. Os testes de farmácias são pagos, e os preços mudam de acordo com o tipo de teste feito: algumas farmácias da cidade disponibilizam o teste do antígeno, e outras também o PCR. 

Continua depois da publicidade

Algumas farmácias que fazem o teste de Covid-19 em Blumenau

  • Panvel próxima à prefeitura
  • Farmácia do Angeloni na Velha
  • Drogaria catarinense na Alameda
  • Farmácia do Sesi na Rua Amazonas
  • Farmácia Preço Popular na Velha

Foram registrados 256 novos casos positivos do vírus em Blumenau nesta terça-feira (4). O número mais que dobrou em relação ao dia anterior, quando os números apontaram 102 casos. De acordo com a prefeitura, foram mais de 1 mil testes processados nestas 24 horas.

Uma reunião da prefeitura que iniciou às 14h desta quarta deve discutir quais serão os próximos passos diante do surto de Covid registrado em Blumenau neste começo de ano. 

Como divulgado pelo colunista Evandro de Assis, a intensidade do aumento do número de casos e procura por atendimento em hospitais e AGs surpreendeu a administração municipal.

Continua depois da publicidade

Vacinação em Blumenau

A partir desta quarta, as salas de vacina dos Ambulatórios Gerais (AGs) funcionam em horário estendido e a aplicação da dose de reforço será expandida para outras 12 unidades de saúde, com o objetivo de reduzir as filas e melhorar o atendimento.

As salas de vacina atenderão o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com distribuição de senhas até 19h. Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), o atendimento das salas de vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.

A vacinação segue sem necessidade de agendamento.

Entenda a diferença entre os testes de Covid

* Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Hospitais de Blumenau têm sobrecarga de atendimentos por síndrome respiratória

Continua depois da publicidade

Alta de casos de Covid-19 em SC é “cenário preocupante” no início de 2022, dizem médicos

Unifique desembolsa R$ 75 milhões e compra duas empresas em 10 dias

Ômicron obrigou Sommerfest Blumenau a suspender shows nacionais e virar restaurante