As farmácias básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) serão reabastecidas a partir de segunda-feira em Jaraguá do Sul. Há duas semanas, as farmácias ficaram sem 63 medicamentos em 15 cidades do Nordeste catarinense. O motivo para a falta dos remédios foi a necessidade de refazer a licitação de compra por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de SC (Cisnordeste).

Continua depois da publicidade

A diretora de atenção básica da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, Nádia Renate da Silva, afirma que as atas da licitação já foram assinadas pelo prefeito Dieter Janssen e que o fornecedor tem o prazo de oito dias úteis para entregar os medicamentos. A data final de entrega é na próxima segunda-feira. Segundo Nádia, duas situações atrapalharam a distribuição dos remédios: a primeira foi o problema na licitação, e a segunda foi a falta de matéria-prima nas indústrias farmacêuticas para produção dos remédios.

– Ao todo, 63 remédios estavam faltando e 28 remédios estavam sendo distribuídos nas farmácias com a bandeira do Programa Aqui Tem Farmácia Popular de graça ou por preço baixo. O objetivo era que ninguém ficasse sem medicamento, mas como as indústrias farmacêuticas ficaram sem material, muitas farmácias também não conseguiram comercializar os medicamentos que a população precisava – explica Nádia.

Distribuição

Continua depois da publicidade

O prazo para restabelecer as prateleiras era de até 60 dias. Segundo Nádia, a Secretaria de Saúde conseguirá resolver o problema em menos de 30 dias. Nádia acrescenta que os remédios são pagos pelos governos estadual, federal e municipal. Jaraguá do Sul paga 50%, e o restante é dividido pelo Estado e o governo federal. Segundo a diretora, o município paga integralmente outros medicamentos que não são exigidos pelo Ministério da Saúde para auxiliar a população.

Atualmente, as duas farmácias básicas de Jaraguá do Sul oferecem 246 itens. Nádia destaca que os postos de saúde também fazem distribuição de medicamentos sem controle, por isso a abrangência do sistema é maior. No mês de maio, foram realizados 500 atendimentos por dia em cada farmácia básica e distribuídos mais de 70 mil medicamentos na rede de saúde de Jaraguá do Sul.