Uma ação conjunta entre a Vigilância em Saúde de Florianópolis, a Vigilância Sanitária Estadual e a Polícia Civil interditou a Farmácia Essencial, no bairro Itaguaçu, no Continente, apreendeu medicamentos e prendeu em flagrante o proprietário e o farmacêutico responsável pelo estabelecimento. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (02).
Continua depois da publicidade
A farmácia, que foi inspecionada por ter sido alvo de denúncia, apresentou uma série de irregularidades, desde a falta de licença para comercializar medicamentos de controle especial até a higienização do local, considerada crítica pela vigilância do Município. A inspeção aconteceu na última terça-feira (29).
Conforme relatório divulgado na quinta-feira (1º) pela Vigilância em Saúde, foram expedidos quatro autos de intimação. Um deles, por causa da apreensão de medicamentos como entorpecentes, anabolizantes e inibidores de apetite – alguns sem registro junto à Anvisa. Eles foram encontrados em três bolsas atrás de produtos expostos.
Num dos autos de intimação, a farmácia foi proibida de vender remédios sujeitos a controle especial e foram solicitadas algumas providências com relação à crítica higienização, sobretudo na sala de serviços farmacêuticos. Pela determinação, devem ser retirados do local todos os objetos que não lhe dizem respeito, como manequins, plantas e toalhas decorativas, e os materiais estéreis devem ser comercializados nas embalagens originais.
Continua depois da publicidade
“As gavetas do móvel da sala de serviços farmacêuticos encontravam-se sujas e bagunçadas. Haviam cotonetes espalhados, tubos de pomadas e cremes abertos e sem tampa, frascos de soro fisiológico em uso, diversas seringas sem embalagem” descreve o relatório.
A defesa do proprietário e do farmacêutico responsável não foram localizados.