Uma decisão australiana marcou o retorno das Ilhas Reunião ao calendário do World Championship Tour (WCT), o circuito mundial de surfe. Depois de três adiamentos consecutivos, as ondas reapareceram com boas condições para o encerramento da quinta etapa da temporada, nesta sexta, dia 1º, em Saint Leu.

Continua depois da publicidade

Em séries constantes de 1,5 a 2,0 metros de altura, Mick Fanning conquistou sua segunda vitória e voltou a encostar nos líderes Kelly Slater e Trent Munro. Na final do Rip Curl Search, bateu o amigo Phillip MacDonald com uma larga vantagem de 17,10 x 5,30 pontos.

No último dia, o paranaense Peterson Rosa ainda despachou o norte-americano Cory Lopez, mas foi barrado por MacDonald nas semifinais. Com a terceira colocação na prova, melhor resultado do Brasil desde o Nova Schin Festival WCT Brasil 2004 em Santa Catarina, o tricampeão brasileiro se aproximou do seleto grupo dos top 16 do ranking, passando a dividir a 17ª colocação com o australiano Tom Whitaker.

A partir de segunda, o circuito segue com o 6 estrelas de Durban, pelo World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso. O próximo WCT também será na África do Sul, de 12 a 22 de julho, em Jeffreys Bay.

Continua depois da publicidade