O chef alemão Heiko Grabolle recriou uma receita exclusiva inusitada de joelho de porco ao misturar um pouco da tradição do Sul da Alemanha com métodos da Pomerânia, região que fica ao norte do país. Pelas mãos dele, o famoso Eisbein vira uma experiência gastronômica incomum, com carne crocante por fora e macia por dentro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A opção, que está entre as mais pedidas na Alemanha, passa por três fases diferentes de preparo. Isso porque no método tradicional pomerano, a carne do Eisbein precisa de um processo de cura no sal antes de ser cozida. Já no Sul do país germânico, é mais comum a fritura do joelho de porco.
Assim, o chef decidiu unir as duas culinárias, com as técnicas gastronômicas da Pomerânia e da Baviera. O prato é servido envolto por batatas fritas e de modo descomplicado, conforme explica o alemão Heiko.
— A carne vai à mesa com um corte diferente do usual, que simplifica a experiência de comer um Eisbein. É uma forma de valorizar a carne de porco, que até hoje é a principal fonte de proteína das famílias alemãs — descreve o chef, que por oito anos prestou consultoria à Oktoberfest Blumenau.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da receita exclusiva
O prato é servido no Biergarten Pomerânia em comemoração ao primeiro aniversário do restaurante, em Pomerode.
Entre os pratos principais, o chef Heiko ainda propõe um conjunto de receitas tipicamente alemãs, como o Schnitzel — lombo de porco preparado à milanesa — e o Spätzle, servido com molhos especiais. O restaurante também aposta na própria linha de cervejas e chopes.

*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
FOTOS: Pratos da Oktoberfest de Munique dão água na boca e inspiram Blumenau
Capital da cachaça em SC cria pratos com a bebida e criatividade surpreende