Famoso por sua aparição durante o inverno, o Geanildo voltou a Santa Catarina às vésperas do inverno. Isto porque a geada, que se formou na Serra catarinense durante a madrugada desta segunda-feira (19), modificou a paisagem e fez com que moradores formassem bonecos em meio ao dia mais frio do ano no Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A situação ocorreu em São Joaquim, na Serra Catarinense. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima na cidade chegou a -7,9ºC durante a madrugada.

Como é feito o Geanildo, tradicional boneco de geada da Serra de SC

Além da formação de geada, que possibilitou o surgimento do “Geanildo”, a água congelou e roupas viraram verdadeiras pedras de gelo.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do frio:

Camisa chegou a congelar por conta do frio – (Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)
Frio congelou a água – (Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)
Geada pintou a paisagem – (Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)

Dia mais frio do ano

Outras dez cidades também tiveram temperaturas negativas nesta segunda-feira. Em Urupema, os termômetros chegaram a marca de -6,58ºC por volta das 7h, segundo a Epagri/Ciram. Também houve temperatura negativa em Urubici, com -5,26ºC, São Joaquim, com -4,13ºC e Bom Jardim da Serra, com -5ºC, que possibilitou a formação da geada.

Nesta segunda-feira (19), o dia deve ser de tempo firme em Santa Catarina, e as máximas não devem passar de 20°C. Na região mais central do Estado, as mínimas variam entre 0°C e 5°C. No litoral, 8°C a 15°C, e, nos demais pontos, de 4 a 7°C.

À tarde, as máximas chegam aos 15°C no Sul e variam de 16°C a 21°C em boa parte de Santa Catarina. Pode haver rajadas de ventos ocasionais em torno de 40 km por hora no Litoral Sul e nas áreas altas de Santa Catarina.

Conforme a Epagri, na terça-feira (20) também há possibilidade de temperatura negativa e geada isolada na Serra Catarinense. Porém, durante o dia, os temperaturas devem subir em todo Estado, que segue com previsão de sol com poucas nuvens.

Leia também:

Neve, geada ou sincelo? Saiba as diferenças entre os fenômenos do frio em SC

Ondas violentas e horas de terror: O que se sabe sobre o naufrágio de barco em SC

Irmã relata trauma de sobrevivente de naufrágio em SC: “Só chora”