Conhecida como a “praia dos argentinos”, Canasvieiras está com mais da metade dos pontos impróprios para banho. Cinco dos oito locais monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), em toda a extensão da praia, tiveram resultados negativos no último relatório do órgão, divulgado na sexta-feira (31).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em relação aos relatórios anteriores do IMA, houve uma piora significativa da balneabilidade. Nas publicações de 3 e 10 de janeiro, apenas dois pontos tinham resultados impróprios para banho. Nesta semana, se tornaram impróprios mais três os pontos: em frente à Avenida das Nações; ao lado esquerdo do Trapiche; e em frente à Rua José Daux.

Outras praias no Norte da Ilha também tiveram piora na balneabilidade nesta semana. Nos Ingleses, cinco dos sete pontos estão impróprios para banho. Jurerê tem dois de cinco pontos inadequados, e a Ponta das Canas tem apenas um ponto próprio.

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 59 estão com a água na qualidade adequada, equivalente a 67,82%. Em toda Santa Catarina, 160 dos 238 pontos monitorados pelo IMA estão próprios, o equivalente a 67,23%.

Continua depois da publicidade

Praia sensação de SC fecha janeiro totalmente imprópria para banho

Em nota ao NSC Total, a prefeitura de Florianópolis disse que os problemas de balneabilidade ocorrem “pelos períodos de chuva intensa, pois o escoamento superficial pode carregar materiais para o mar, resultando em alterações temporárias nos índices”. A Secretaria do Meio Ambiente disse ainda que está comprometida com a melhora da balneabilidade e das condições do saneamento na Capital.

Veja os pontos próprios e impróprios em Canasvieiras

  • Ponto 20 (em frente à Rua das Flores) – Impróprio
  • Ponto 21 (em frente à Avenida das Nações) – Impróprio
  • Ponto 22 (lado esquerdo do Trapiche) – Impróprio
  • Ponto 55 (em frente à Rua Heitor Bitencourt) – Próprio
  • Ponto 59 (em frente à Rua Acari Margarida) – Impróprio
  • Ponto 60 (canto esquerdo da praia, próximo às pedras) – Próprio
  • Ponto 81 (frente à Rua Afonso Cardoso da Veiga) – Próprio
  • Ponto 82 (frente à Rua José Daux) – Impróprio

Confira situação das praias em Florianópolis

Chuvas afetaram balneabilidade

As chuvas que afetaram Santa Catarina entre os dias 16 e 17 de janeiro suspenderam a divulgação do relatório de balneabilidade por parte do IMA naquela semana. Ainda, as coletas entre os dias 20 e 24 de janeiro foram suspensas por conta dos efeitos da chuva.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, o instituto explicou que o carregamento de detritos ao mar, danos materiais em praias, desmoronamento de barreiras e movimentação hídrica, comprometeram a análise de balneabilidade das praias.

No último relatório divulgado antes das chuvas, em 10 de janeiro, Santa Catarina estava com 157 dos 238 pontos próprios, equivalente a 65,97% das praias com condições para banho e 34,03% das praias impróprias.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esclarece que mesmo com variações pontuais, os locais próprios para banho têm mantido uma constância ao longo das análises, enquanto os pontos impróprios ultrapassaram 26 apenas na última coleta (31/01/25). A variação pode ter sido influenciada pelos períodos de chuva intensa, pois o escoamento superficial pode carregar materiais para o mar, resultando em alterações temporárias nos índices. A balneabilidade das praias e o combate à poluição dos corpos hídricos fazem parte das metas da Prefeitura para a melhoria das condições do saneamento na Capital. Além disso, o desassoreamento e limpeza de cursos hídricos que desaguam no mar, ampliação da fiscalização do funcionamento de sistemas de tratamento de esgoto, com combate a pontos de descarte irregular e a adição de novas tecnologias de fiscalização estão sendo realizados.

Leia também

Como a balneabilidade das praias influencia no aumento dos casos de viroses no verão

Vandalismo faz governo mudar placas de balneabilidade nas praias de SC