Deixar os filhos na creche pela primeira vez nem sempre é uma tarefa fácil, tanto para os pais quanto para os filhos. Pensando nisso, a creche Lausimar Maria Laus, no bairro Rio Vermelho, no norte da Ilha, criou um projeto para ajudar as famílias nesta tarefa. Os pais participam de oficinas junto com os pequenos e ajudam na horta da unidade. A ideia é auxiliar o processo de adaptação e inserção das crianças no ambiente escolar.
Continua depois da publicidade
A supervisora escolar Lara Vanessa Schreiber, explica que antes os pais deixavam os filhos na creche e iam embora. Com o projeto, desenvolvido por cinco professoras responsáveis por crianças de quatro meses a um ano, as famílias continuam na unidade e participam de diversas atividades.
São exibidos vídeos sobre a inserção das crianças no ambiente escolar e realizadas oficinas de confecção de brinquedos para bebês. Além disso, os familiares organizam uma horta e iniciaram um canteiro de salsinha e cebolinha, para auxiliar na alimentação dos pequenos.
— O intuito da nossa proposta é receber as famílias dentro do ambiente escolar e tornar o momento de inserção menos dolorido — explica a supervisora Lara.
Continua depois da publicidade