Desde segunda-feira, dezenas de moradores de Laguna, no Sul do Estado, estão na fila por uma vaga na Escola Estadual Comendador Rocha. As famílias se revezam dia e noite para matricular as crianças no primeiro ano do ensino fundamental, que oferta 50 vagas na instituição. As matrículas serão nesta quinta-feira, de acordo com o calendário do Estado.
Continua depois da publicidade
Segundo a gerente de educação de Laguna, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, há pelo menos três anos os pais adotaram o hábito de criar as filas dias antes do início das matrículas, para garantir a prioridade na hora de distribuir as vagas. A escola atende três grandes bairros da cidade, e pela proximidade, é a preferida dos pais. Mesmo assim, Karmensita explica que não há falta de vagas na cidade, e que os alunos podem se remanejados para escolas nas redondezas nos bairros Portinho, Progresso e Centro.
— Nós estudamos com a escola todas as possibilidades, tanto sorteio ou senha, para evitar a fila, mas é uma questão de zoneamento. Sortear ou priorizar um bairro não seria justo. Os pais decidiram ficar na fila mesmo, para que os primeiros que chegaram tenham prioridade, é uma posição dos pais mesmo — explica.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a responsável pela Gerência Regional de Educação,ainda há possibilidade de abrir novas vagas, a partir da transferência de turmas dos nonos anos para outras escolas. O diretor da Comendador Rocha, Norberto Pedro de Amorim, disse que ao longo dos anos Laguna tem perdido vagas no ensino fundamental. Segundo ele, o número de vagas para o primeiro ano deve diminuir em 2017 na própria escola.
Enquanto a quinta-feira não chega, as famílias se revezam para garantir o lugar na fila. Algumas salas foram disponibilizadas à noite para as famílias que ficam no local possam descansar. Os próprios pais criaram uma organização com senha para que os lugares sejam respeitados e não haja confusão.