Cidades de Santa Catarina afetadas pelo temporal com granizo do último domingo (29) estão começando a contabilizar o tamanho do estrago causado. Municípios como Mafra, Campo Alegre e São Bento do Sul, no Planalto Norte, foram os principais atingidos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo o prefeito de Mafra, Emerson Maas (Podemos), esta é a terceira grande tempestade de granizo que atingiu a cidade nos últimos seis meses. Ainda que as pedras de gelo sejam menores do que as vezes anteriores, o estrago causado foi significativo pela intensidade da chuva.
Ainda durante o dia da tempestade, foram registradas cerca de 100 famílias procurando auxílio, todas atendidas. A Prefeitura de Mafra, em conjunto com a Defesa Civil da cidade, está fornecendo lonas para as famílias atingidas, para proteger as casas contra novos temporais ao longo da semana.
Além dos telhados danificados, muitas casas também foram alagadas.
Continua depois da publicidade
– Como foram pedras menores mas com muita intensidade, entupiram muitas calhas das casas, e muitas pessoas tiveram todas as cobertas e roupas de cama encharcadas pela chuva, – explica Emerson. Por isso, boa parte da população forneceu cobertores à Defesa Civil, para distribuir para as pessoas afetadas.
Árvores caídas em Campo Alegre
Em Campo Alegre, o temporal também causou estragos. Assim como em Mafra, aproximadamente 100 casas ficaram destelhadas e houveram vários registros de ávores caídas nas ruas da cidade.
André Carlos Stefanes, coordenador da Defesa Civil de Campo Alegre, informou que os trabalhos de retirada serão feitos ao longo da semana e pediu compreensão da população devido à alta demanda de atendimento.

Falta de energia na região
Em nota, a Celesc informou que o temporal afetou a rede elétrica de muitas cidades, principalmente Mafra, Papanduva, Itaiópolis, Campo Alegre e Rio Negro (PR). A maioria dos danos foi causada pelo impacto de vegetação, placas e outro objetos na fiação, levados pelo temporal.
Continua depois da publicidade
No pico do evento, a Celesc contabilizou aproximadamente 12 mil unidades consumidoras sem energia. Já no fim da manhã de hoje (30), o número desceu para 2 mil unidades. As equipes da empresa seguem nas cidades mais efetadas para amenizar os danos causados.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo.
Leia mais:
Vento destelha parte de ginásio e derruba toldo e árvores no Sul de SC; veja vídeo
SC tem alerta para temporais, ventania e granizo entre domingo e segunda-feira