A noite desta terça-feira foi de comemoração e alívio para 80 famílias do bairro Espinheiros, em Joinville. Elas fazem parte do primeiro grupo que recebeu a Certidão de Autorização de Transferência (CAT), que vai regularizar a situação de imóveis em terrenos que eram de Marinha. Joinville é a única cidade do Brasil que conseguiu parceria com a União para legalizar esses lotes.

Continua depois da publicidade

O supervisor operacional Adriano Anacleto, 33 anos, mora há sete na rua Pixinguinha, no loteamento Espinheiros 1. Ele recebeu ontem a escritura do imóvel no nome dele e fez questão de segurar como fosse um troféu.

– Agora vou poder ir atrás de um financiamento para construir uma casa melhor para a minha família. Ainda bem que deu tudo certo – comemorou Adriano.

Além deste loteamento, também serão contemplados os moradores do Espinheiro 2, 3 e 4. Outros bairros, como Jardim Iririú, Aventureiro (Rio do Ferro) e Boa Vista também participarão do processo. Segundo dados da Prefeitura, pelo menos um terço dos imóveis de Joinville estão em situação irregular.

Continua depois da publicidade