As famílias que estiverem cadastradas no programa bolsa-família podem ligar para o Centro de Bem-estar Animal e agendar a castração. As vagas são para meados de maio. Segundo a agente administrativa do local, Joana Faria de Camargo, os critérios são as boas condições de saúde dos cães ou gatos, e idade maior que seis meses.

Continua depois da publicidade

A partir do dia 14, o trabalho dos veterinários todas as segundas-feiras será dedicado à castração dos bichos dos abrigos de animais. A expectativa de Joana é de que, em média, cinco animais sejam operados por dia.

Os cerca de 20 bichinhos que estavam no centro até semana passada vieram de lugares onde eram negligenciados ou maltratados. Eles passaram por atendimentos veterinários e aos poucos serão encaminhados para adoção.

Dois gatos e dois cachorros já foram adotados antes do fim de semana. Só dois não foram castrados porque não estavam em boas condições de saúde.

Continua depois da publicidade

A partir da próxima semana, os animais que não forem adotados também receberão um chip, dentro da pele, que guardará informações de saúde e cadastrais.

– É de custo baixo e deixa o animal com identidade -, diz Joana.

Quem quiser adotá-los pode ligar para o centro e agendar uma visita. O pedido passará por uma análise para diagnosticar se a família tem condições de cuidar do animal. O processo é intermediado também por uma das ONGs de proteção animal da cidade.

SERVIÇO:

O quê: Centro de Bem-estar Animal.

Horário: das 8 às 14 horas.

Quanto: gratuito.

Serviços: castração e esterilização de animais para famílias de baixa renda e atendimento de animais maltratados.

Continua depois da publicidade

INFORMAÇÕES: 3433-6157.