O governo brasileiro estima que 30 brasileiros estejam na Faixa de Gaza, em quatro pontos diferentes da região. Entre eles, há 16 crianças, que fazem parte de sete famílias. A representação do Brasil em Ramala, responsável por coordenar a missão de retirada do grupo, já tem um mapeamento da rota de saída, a partir da confirmação de todos os lados necessários. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Para que possam deixar o local, é preciso que a movimentação seja liberada pelo lado israelense, egípcio (por onde vão chegar), e pelo Hamas, grupo que controla a região da Faixa de Gaza.
Autoridades israelenses e egípcias já foram comunicadas. Assim que o Egito autorizar que o grupo cruze a fronteira, representantes do Brasil devem avisar autoridades israelenses e as que estão em Gaza para que iniciem a retirada.
Dois ônibus estão separados para deslocar os brasileiros. Eles são identificados com bandeiras do Brasil, para que não sejam alvos de possíveis ataques. De Gaza, as famílias devem ser levadas para a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
Continua depois da publicidade
VÍDEO: Catarinenses relatam drama em meio à guerra entre Israel e Hamas
Depois, outros ônibus alugados pela Embaixada do Brasil no Cairo devem levar os brasileiros até a capital egípcia. De lá, eles voltam ao Brasil de avião.
Essa passagem do grupo pelo Egito ainda não foi autorizada, devido à falta de segurança em Rafah. Dois bombardeios foram registrados no local nos últimos dois dias.
Há, ainda, um controle rigoroso na fronteira com o Egito, já que o governo do país teme um “êxodo” de palestinos, vindos de Gaza. Algumas entradas são liberadas diariamente, mas o processo para a passagem é delicado.
Quem são os brasileiros mortos em Israel após ataque terrorista
Segundo o g1, o Itamaraty reforça que, só com todo movimento coordenado e alinhado e com o sinal verde das partes responsáveis, é que os brasileiros serão retirados da região e levados até o Egito.
Continua depois da publicidade
O conflito em Israel iniciou no sábado (7), com ataques pelo grupo Hamas. Mais de 1,8 mil pessoas morreram desde os primeiros ataques.
O que é a Faixa de Gaza
A Faixa de Gaza é um território palestino na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Tem 2 milhões de habitantes em 360 km², pouco menor que Santa Catarina. Foi tomada por Israel em 1967 e entregue aos palestinos em 2005. O local vive um bloqueio de bens e serviços imposto pelos vizinhos de fronteira.
Leia também
Prefeito de Laguna consegue sair de Israel e volta ao Brasil: “tivemos que fugir de mísseis”
Continua depois da publicidade
Primeiro voo de resgate dos brasileiros em Israel traz 211 passageiros