Moradores afetados pelo temporal que atingiu Rodeio em janeiro deste ano podem solicitar o saque FGTS a partir desta quarta-feira (15). Cada pessoa tem o direito de retirar até R$ 6,2 mil dentro do prazo que se entende até 9 de março. Segundo a prefeitura, 832 famílias de 17 bairros diferentes irão receber o valor. Todas precisam ter o cadastro junto ao Cras e endereço confirmado pela Defesa Civil da cidade.

Continua depois da publicidade

​Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

A liberação do saque deve ser solicitada à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo do FGTS, que precisa ser instalado no celular. Basta acessar a opção “Meus Saques”. Ao registrar o pedido, o trabalhador pode indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outro banco para receber os valores, sem nenhum custo.

Vale lembrar também que, para conseguir a quantia, a pessoa precisa ter saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Além disso, não é possível obter o dinheiro se o morador já fez o saque pelo mesmo motivo em menos de 12 meses.

Como solicitar o saque FGTS

Para ter acesso ao valor, é necessário seguir as instruções abaixo. Outras informações também podem ser verificadas no site da Caixa ou, ainda, pelo telefone 0800 726 0207.

Continua depois da publicidade

  • Fazer o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentação

  • Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Temporal deixou rastro de destruição

As fortes chuvas que atingiram Rodeio na noite de 17 de janeiro deixaram um rastro de destruição pela cidade. Além de casas alagadas e deslizamentos de terra, cinco pessoas morreram vítimas de soterramento ou afogamento.

O município decretou estado de calamidade pública. Na ocasião, cerca de 80% da cidade acabou afetada pela temporal. Rodeio já tinha sido castigada pelas chuvas em dezembro de 2022.

Continua depois da publicidade

*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Mulher assassinada em Itajaí publicou sobre separação horas antes de ser morta

Operação contra lavagem de dinheiro usando até igrejas respinga em Balneário Camboriú