Moradores afetados pelo temporal que atingiu Gaspar em 20 de dezembro de 2022 podem solicitar o saque FGTS, que é liberado para famílias que registraram a ocorrência junto à Defesa Civil da cidade na data mencionada. Segundo a prefeitura, residentes de 195 endereços localizados em 52 ruas da cidade estão aptos a recorrer ao benefício. A pessoa tem o direito de retirar, no máximo, R$ 6,2 mil até o dia 18 de abril.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

A liberação do saque deve ser solicitada à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo do FGTS, que precisa ser instalado no celular. Basta acessar a opção “Meus Saques”. Depois de finalizar o pedido, o prazo para análise e crédito em conta é de cinco dias úteis.

Vale lembrar também que, para conseguir a quantia, a pessoa precisa ter saldo na conta do Fundo. Além disso, não é possível obter o dinheiro se o morador já fez o saque pelo mesmo motivo em menos de 12 meses.

Como solicitar o saque FGTS

Para ter acesso ao valor, é necessário seguir as instruções abaixo. Outras informações também podem ser verificadas no site da Caixa ou, ainda, pelo telefone 0800 726 0207.

Continua depois da publicidade

  • Fazer o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentação

  • Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Temporal causou estragos em diferentes regiões de SC

A chuva que atingiu Gaspar em dezembro de 2022 também deixou rastros de destruição em outros locais do Estado. No Vale do Itajaí, as cidades sofreram com alagamentos e deslizamentos. Abrigos precisaram ser organizados para receber as famílias afetadas.

Já no Litoral Norte, duas adolescentes de 15 e 17 anos morreram soterradas depois que a casa em que estavam, em Camboriú, foi atingida por um deslizamento. Em Itajaí, dezenas de carros ficaram submersos por conta das fortes chuvas.

Continua depois da publicidade

Outras ocorrências também foram registradas na Grande Florianópolis, em regiões do Oeste Catarinense e no Norte do Estado. Até o dia 20 de dezembro, seis cidades haviam decretado situação de emergência.

*Estagiária sob supervisão de Bianca Bertoli

Leia também:

Crianças de SC estão entre vítimas de acidente com imigrantes a caminho dos EUA

VÍDEO: PM mira venda de drogas na Praia Central de Balneário Camboriú e flagra traficantes