Moradores do loteamento Portal 1, em Itajaí, podem fazer nesta quarta-feira (19) o cadastramento do auxílio emergencial temporário por conta do temporal que atingiu a região em 23 de março. Representantes da assistência social devem visitar as residências a partir das 8h para identificar quais famílias têm direito à parcela única de R$ 3 mil, conforme comprovado pela Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
A estimativa é que cerca de 800 sejam beneficiadas, segundo a prefeitura.
Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp
No momento da visita, os moradores precisam apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Após o cadastro, eles serão informados pelas assistentes sociais sobre o pagamento do auxílio. A previsão é que as famílias sejam atendidas até as 18h. Em caso de chuva, a ação é transferida para quinta-feira (20).
Os recursos, de acordo com a prefeitura, são provenientes da antecipação de R$ 2,5 milhões do duodécimo que a Câmara de Vereadores de Itajaí tem direito no orçamento para 2023. O objetivo é que o valor garanta condições e meios aos moradores para atender demandas relacionadas a alimentação, higiene, limpeza, mobiliário e imobiliário.
Continua depois da publicidade
Chuva deixou cerca de 100 pessoas em abrigos
O temporal que atingiu Itajaí em 23 de março deixou aproximadamente 100 pessoas nos dois abrigos da cidade, conforme informações da Defesa Civil. Com 195 milímetros em menos de oito horas, a chuva provocou vários alagamentos e casas foram inundadas. A área mais afetada, na época, foi o loteamento Portal 1 e regiões próximas.
O atendimento em postos de saúde e escolas também acabou impactado por conta da enxurrada, onde cerca de 20 unidades de ensino tiveram as aulas comprometidas no decorrer da quinta-feira.
*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
PF fecha o cerco contra traficantes de armas de Balneário Camboriú a Florianópolis
Chuva forte interdita ruas e causa deslizamentos em Blumenau e região