A bajeense Lúcia de Mattos Leon Machado, 28 anos, o noivo, Luiz Augusto Stump Luz e outros nove familiares dele que estavam no navio de cruzeiro Costa Concordia, que naufragou na costa italiana, devem chegar em Porto Alegre na manhã deste domingo.

Continua depois da publicidade

– Eles embarcam em Milão, vão a São Paulo e devem desembarcar em Porto Alegre por volta das 9h30min – disse o pai de Lúcia, Julio Machado, que recebeu estas breves informações da filha em curtas ligações telefônicas.

Lúcia é assessora jurídica da Procuradoria-Geral do Estado e está radicada há 10 anos na Capital. Ela relatou ao pai que foi uma das primeiras pessoas a ser resgatada e levada à ilha de Giglio. Sem passaporte ou bagagem, quando ligou na manhã deste sábado ela estava no aeroporto de Savona aguardando autorização para o retorno.

Segundo o Itamaraty, havia 47 passageiros e seis tripulantes brasileiros no navio, entre as mais de 4,2 mil pessoas a bordo. Pelo menos três pessoas morreram e 40 continuavam desaparecidas até o final da tarde deste sábado. Segundo o consulado-geral do Brasil na Itália, todos os brasileiros foram resgatados e passam bem.

O naufrágio

Continua depois da publicidade

O navio Costa Concordia partiu na sexta-feira de Civitavecchia, na região de Roma, e faria um cruzeiro de uma semana pelo Mar Mediterrâneo com escalas programadas nas cidades de Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo, conforme informações da assessoria de imprensa da Costa Crociere, empresa proprietária do navio.

Na noite de sexta-feira o navio se chocou contra uma rocha e encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, a cerca de 40 quilômetros do continente. O casco da embarcação quebrou, o navio virou e ficou parcialmente submerso. A empresa responsável pelo cruzeiro informou que o processo de evacuação e resgate começou imediatamente.

O navio levava 4.231 pessoas a bordo. Segundo o Itamaraty, os 47 passageiros e seis tripulantes brasileiros que estavam no navio foram resgatados e passam bem.

Em uma área de quase dois mil metros quadrados a cruzar o oceano, o Costa Concordia esbanjava luxo com quatro piscinas, 1,5 mil camarotes, 13 bares, cinco restaurantes, um spa de seis mil metros quadrados, pista poliesportiva e cinema, entre outras regalias.

Continua depois da publicidade