Limpar o túmulo dos familiares não é uma rotina apenas do Dia de Finados para a aposentada Celina Gomes. Ela faz questão manter os jazigos dos pais e dos avós em bom estado durante todo o ano. Para ela, é um “ritual” que ajuda a lembrar dos parentes e amigos que se foram. Mas com a chegada de 2 de novembro, ela foi até o Cemitério da Fazenda, em Itajaí, para deixar tudo bonito no dia em que as tradições católicas relembram os que já partiram.

Continua depois da publicidade

– Eu só não venho mais vezes porque moro longe – conta a aposentada, moradora do Bairro São Judas.

Assim como ela, muita gente aproveita a semana para deixar os túmulos limpos. O relojeiro José Antônio resolveu ajudar os amigos e também esteve no cemitério ontem. Nesta semana, ele vai até o local onde os pais estão enterrados para limpar lá também.

– Acho que a gente precisa cuidar. É uma forma de recordação. É tão triste ver que alguns túmulos estão abandonados, dá uma dó – diz José.

Mas para as irmãs Iraci Régis Viana e Maria Luiza Régis, limpar túmulos é uma rotina. Elas são contratadas por algumas famílias para manter os jazigos sempre bem cuidados e toda a sexta-feira estão no Cemitério da Fazenda. Esta semana, resolveram antecipar justamente por causa do Dia de Finados.

Continua depois da publicidade

– É uma oportunidade de ganhar um dinheirinho extra também. Mas a gente sabe que muitos aqui nem aparecem para visitar – conta Iraci.

Se os fiéis e familiares fazem sua parte, a prefeitura de Itajaí também reforçou o efetivo para, principalmente, recolher o entulho durante esta semana. O secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto, diz que há três anos foi adotada uma postura de manutenção periódica dos cemitérios, para evitar que só durante a semana de Finados os reparos fossem feitos.

– A ideia é manter os cemitérios limpos e bem cuidados o ano todo – resumiu o secretário.

Durante a última semana, o Cemitério Municipal da Fazenda recebeu uma série de melhorias, como a pintura da Santa Cruz, da Capela e do portal de entrada, bem como no meio-fio e nas floreiras. Também foram instaladas mais lixeiras.

Continua depois da publicidade

Horário diferente em Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, o Cemitério Municipal, localizado no Bairro da Barra, está com horário diferenciado até sábado, abrindo 7h às 20h. O diretor de Patrimônio Público, Zeno Diniz, aconselha aos familiares que preferem levar flores naturais que evitem deixar vasos com água e mantê-los sempre com areia, para prevenir a dengue. Por causa da grande movimentação prevista para o sábado, agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas.

Outra novidade será a entrega da obra da Capela Mortuária no Bairro dos Municípios. A solenidade de abertura acontece às 17h de sexta-feira, com um culto ecumênico. Esta obra vai atender os bairros dos Municípios, Vila Real e Iate Clube. O Crematório Vaticano realiza a tradicional missa ecumênica na parte da manhã e ficará aberto para visitação o dia todo.

Ambulantes

Os vendedores ambulantes que desejam comercializar produtos nas proximidades do cemitério precisam de liberação da prefeitura até quinta-feira. O pedido de viabilidade deve ser feito no Departamento de Fiscalização de Obras, na Secretaria de Planejamento.

Se aprovado, o comerciante deve ir até a Secretaria da Fazenda para a retirada do alvará. A taxa de pedido é de R$ 19. O valor do alvará varia entre uma e duas Unidades Fiscais Municipais (UFM), sendo que cada uma corresponde ao valor de R$ 198. O prazo para a aprovação do pedido é de um dia.

Continua depois da publicidade