Nesta segunda-feira, Gertrudes Markiewicz dedicou o dia à limpeza do túmulo de seu filho no cemitério da Vila Lenzi, de Jaraguá do Sul. Faltando duas semanas para o Dia de Finados, ela adiantou-se para evitar os dias cheios que antecedem a data. Na companhia do marido, José Francisco Alves de Barros, deixou a lápide limpa e florida, tudo pronto para o dia 2 de novembro. Assim como Gertrudes, outros jaraguaenses anteciparam as limpezas e já podem ser vistos de vassoura e panos em punho. Segundo o administrador de cemitérios municipais, Adilson Hélio dos Santos, as visitas de limpezas estão crescendo e devem aumentar nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

No começo desta semana, o movimento ainda era tímido, mas frequente. Eliana Vargas é outra das pessoas que preferiram adiantar a limpeza. Embelezando o túmulo do filho que faleceu há 21 anos, ela já conhece os movimentos do cemitério da Vila Lenzi e dá a dica: nos dias de grande circulação de pessoas, pode faltar água. Darci Clemente Berti e a esposa, Anair Maria Berti, também dedicaram esta semana para as limpezas, que ocorrem na Vila Lenzi, Centro e Corupá. Os vasos, feitos com potes de vidro, areia e cimento, são preparados em casa e levados prontos para as lápides.

A atenção com os vasos, por sinal, está presente entre os jaraguaenses. Enquanto o casal Berti optou pelo cimento, que mantém os vasos limpos e pesados, Gertrudes utiliza brita e Eliana usa argila. Tudo para evitar o acúmulo de água e a proliferação de criadouros do mosquito da dengue.

– Mas nem todos estão conscientes. Então pedimos: se alguém vir um vaso com água, que jogue a água fora. Nós monitoramos diariamente, mas há aumento de flores nessa época – observa o administrador dos cemitérios, indicando que o ideal é que os vasos sejam furados para que a água escorra.

Calendário

Continua depois da publicidade

No calendário dos cemitérios municipais, as construções e reformas são permitidas até esta sexta-feira. Depois, é possível fazer apenas a limpeza. De 25 a 30 de outubro, os lava-jatos são autorizados; depois, apenas baldes, mangueiras e vassouras. Segundo Adilson, muitas reformas já foram feitas pelos familiares, e a própria Prefeitura organiza a limpeza das áreas externas e comuns dos cemitérios. Para o Dia de Finados, são esperadas de 30 mil a 40 mil pessoas nos seis cemitérios municipais. Os cemitérios estarão abertos das 7 às 20 horas