Dona Rose Vieira e a família começaram a preparar a mudança quando o relógio marcava meio-dia, nesta quarta-feira(4). Com a previsão do Itajaí-Açu chegar a 8 metros às 20h, ela tratou de se antecipar a inundação, afinal mora na primeira rua a alagar com a enchente em Blumenau, na São Rafael. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Da última vez que a cidade passou por uma enchente, infelizmente, não conseguiu salvar nada. A nora conta que saíram do imóvel com água na altura do peito. Agora a sogra tratou de embalar tudo com a ajuda do filho e da esposa dele, e chamou o caminhão de mudança. Apesar do abrigo aberto na Itoupava Norte, dona Rose optou por ir para a casa de uma irmã. 

Entre uma sacola e outra que entrega ao motorista do frete, o rosto deixa claro a aflição de viver em área alagável.

Leia também: Confira a cota de enchente por rua de Blumenau

Continua depois da publicidade

Já há um abrigo aberto em Blumenau desde o meio da tarde desta quarta-feira. Ele fica localizado na Rua Cidade de Salvador, 89, Itoupava Norte — que é justamente a primeira região a ser inundada. 

Família tira os móveis para levar a um lugar seguro (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

Previsão de enchente para a noite

A previsão da Defesa Civil de Blumenau é de que a cidade entre em enchente ainda na noite desta quarta. Na reunião das 17h, as autoridades confirmaram que a tendência é de que o nível chegue a 9 metros às 22h — o que significa ao menos 18 pontos de ruas da cidade já atingidas. As primeiras áreas alagadas na cidade são nas ruas São Rafael, Martha Cordeiro, Albert Goll, Max Scheidemantel, Max Aldemann, Roberto Bruch, Europa, São Cristóvão, Adolfo Radünz, Dr. Hans Gaertner, Alwin Schrader e Corumbá.