A administradora de empresas Andreia Gutknecht, 36 anos, está entre os empreendedores que abriram uma nova cervejaria em Joinville em 2018. A ideia foi baseada na observação de crescimento do setor, em pesquisa de mercado e na paixão que o pai dela, Ingo, 64 anos, desenvolveu ao trabalhar como mestre cervejeiro na extinta unidade da Cervejaria Antarctica de Joinville. Ao lado do sócio Henrique Saragosa, 42 anos, eles estudaram o setor por pelo menos um ano para iniciar a produção da Gutbrau na zona rural de Joinville em setembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

— Visitamos mais de 30 cervejarias de Joinville, da região e de fora de Santa Catarina. Conversamos com empresários e tentamos captar ideias diferentes de cada lugar, com as melhores soluções — conta Andreia.

Uma das características das microcervejarias para atrair o público é ter perfil bem definido como diferencial, com temas que causem identificação no consumidor. No caso da Gutbrau, o fato de a família ter um terreno no bairro Vila Nova exatamente por onde passa a cachoeira que funcionou como primeira adutora de Joinville e abasteceu a primeira grande cervejaria da cidade, a Catharinense, no início do século 20, levou à decisão de remeter seu produto e sua sede à história da cidade.

— Nosso objetivo é transformar a cervejaria em um destino de visitação do turismo rural, com atrações de ecoturismo e, no futuro, ter plantações de lúpulo e cevada no entorno para que os visitantes tenham uma experiência semelhante à de vinícolas — explica.

A questão da vivência, aliás, é fundamental para o consumidor da cerveja artesanal, que paga um valor um pouco mais alto pelo produto para conhecer outros sabores. Andreia explica que, mesmo que tenha aberto há pouco mais de oito meses com seis rótulos diferentes — enquanto a maioria das microcervejarias começam com três —, o processo de criação de novas cervejas já está acontecendo.

Continua depois da publicidade

— O momento atual é o da experiência diferenciada. O público quer isso, seja com cervejas novas, seja com harmonização ou ambiente — avalia.