No início de maio, Maria Angélica Duarte, 86, sofreu uma fratura no fêmur e precisou realizar uma cirurgia no Hospital São José, em Joinville. Durante a recuperação, a família percebeu um sangramento na região do procedimento, mas segundo o Hospital, era uma reação possível de pós operatório.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Assim, ela voltou para casa, mas piorou. A idosa teve desmaio, precisou voltar ao Hospital e foi internada com anemia, além de uma infecção na região da cirurgia, que não cicatriza. As informações são da família, que também relata que ela ainda aguarda por uma cirurgia de limpeza na região infeccionada.

Veja fotos do hospital São José

Conforme Luiza Januario, neta da paciente, Maria Angélica voltou a ter sangramentos na sala do Hospital.

Continua depois da publicidade

— As enfermeiras todas se assustaram. Elas correram, porque não sabiam o que fazer com tanto sangue que tinha. Pediram para deixar ela assim para o médico ver a quantidade de sangue que estava saindo. Minha avó ficou 1h30 esperando até que o médico viesse. O médico só pediu para dar um ponto e disse que a cirurgia não tinha sido feita por ele, então não era sua responsabilidade — explica Luiza.

Devido a permanência no São José, o ponto teve uma infecção, sendo necessária uma nova cirurgia para a limpeza. O procedimento estava marcado para o último sábado (15). A paciente ficou em jejum desde a meia-noite para realizar o procedimento, mas ele foi cancelado. Às 23h de sábado, a equipe do Hospital avisou que o procedimento não ia ser realizado no dia. Por conta da espera, Maria Angélica ficou o dia inteiro sem se alimentar. 

— No dia seguinte eles não foram ver minha avó. Eles sabem qual é o problema, só não marcam a cirurgia. Ela tem comorbidade. Quanto mais tempo ela fica deitada, piora o quadro cardíaco. Estamos esperando um retorno — conta Luiza.

A família conta que não está tendo resposta sobre a realização do procedimento, nem no Hospital, nem na ouvidoria da Prefeitura.

Continua depois da publicidade

O que diz o Hospital

A equipe da CBN Joinville entrou em contato com o Hospital para obter informações sobre o atendimento à paciente. Em nota, o Hospital São José informou que mantém os cuidados médicos dos pacientes e que, conforme o prontuário, a cirurgia de Maria Angélica Duarte está marcada para esta quinta-feira (20).

Leia também

Prefeitura de Joinville anuncia resultado do concurso público

Edital da Secretaria de Estado da Saúde tem salários de até R$ 10 mil; saiba como se inscrever