O mal-estar de três integrantes de uma família de Joinville levantou a suspeita de que algum lote de leite adulterado com formol – alvo de investigação da Operação Leite Compen$ado, comandada pelo Ministério Público em parceria com o Ministério da Agricultura – tenha vindo parar na cidade.

Continua depois da publicidade

As caixas de leite Bom Gosto compradas na semana passada indicam o lote TAP 1 MB de 5/3/2013. Até o momento, as denúncias são referentes ao lote TAP 1 MB fabricado em 17/12/2012 e não fazem menção a esta marca.

A família suspeitou de um possível lote adulterado por causa do termo TAP 1 MB marcado na embalagem.

– Minha filha mais nova passou mal na escola no início da semana e precisou ser liberada porque estava com dores fortes no estômago. Na manhã desta terça-feira, minha esposa e eu também sentimos um mal-estar após ingerir o leite. Foi então que procuramos notícias sobre o caso na internet e vimos que o termo era o mesmo da caixa que havíamos comprado na semana passada -, explicou o pai, que prefere não se identificar.

Continua depois da publicidade

Em nota, a fabricante esclarece que “os lotes de seus leites UHT estão em conformidade com as exigências do Ministério da Agricultura e ressalta que, ao contrário do que tem sido veiculado, não está envolvida nas investigações conduzidas pelo MP sobre a adulteração dos leites UHT”.

Houve também o argumento de que a definição de um lote se dá pela data de fabricação e não apenas pelo termo TAP 1 MB, pois ele é padrão para todas as embalagens.

Ainda assim, a empresa disse que está disposta a investigar possíveis adulterações no produto desde que sejam enviadas provas, como um laudo médico comprovando que o mal-estar causado nos consumidores tenha sido provocado pelo leite.

Continua depois da publicidade

A Vigilância Sanitária de Joinville chegou a fazer inspeções nos estabelecimentos da cidade para prevenir que nenhum lote denunciado ficasse disponível para consumo.

– Como Joinville não estava entre as cidades apontadas como destino daquelas cargas, fizemos um trabalho preventivo. Se algo escapou, é um caso isolado que merece a nossa atenção. Por isso, os consumidores que tiverem algum tipo de problema devem nos procurar para que possamos tomar as providências -, explica Hairton Mendes Junior, fiscal da unidade.

As denúncias à Vigilância devem vir acompanhadas de uma caixa de leite com o lote suspeito.