Dom Antônio de Orleans e Bragança, da Família Imperial Brasileira, e que ocupava o segundo lugar na linha sucessória simbólica ao trono do Brasil, morreu nesta sexta-feira (8), aos 74 anos, no Rio de Janeiro. Ele enfrentava problemas respiratórios e estava internado desde agosto.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Descendente direto de Dom Pedro II, último imperador do Brasil, Dom Antônio era irmão de Dom Bertrand, o atual chefe da Casa Imperial Brasileira, e deixa esposa, quatro filhos e dois netos.
Continua depois da publicidade
Quem são os Orleans e Bragança?
A Família Imperial Brasileira é composta por descendentes de Dom Pedro II, preservando laços históricos e culturais com o passado monárquico do Brasil, mesmo sem exercer qualquer poder político ou oficial. Os Orleans e Bragança vivem hoje como cidadãos comuns, mas atuam em causas culturais e filantrópicas, mantendo viva a memória da monarquia.
Dom Bertrand de Orleans e Bragança
Dom Bertrand, irmão mais velho de Dom Antônio, é o chefe da Casa Imperial Brasileira desde a morte de Dom Luiz Gastão em 2022. Aos 83 anos, ele assume um papel de liderança simbólica e participa de eventos culturais e religiosos relacionados à preservação da história imperial.
Continua depois da publicidade
Dom Rafael de Orleans e Bragança
Filho de Dom Antônio, Dom Rafael é um dos representantes da nova geração da família. Embora não possua papel formal na sociedade brasileira, ele e outros membros mais jovens mantêm viva a tradição da Casa Imperial, participando de eventos e iniciativas culturais ligadas ao legado de seus ancestrais.
Dona Maria Gabriela
Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança é a integrante mais jovem na linha de sucessão simbólica da Família Imperial Brasileira. Nascida em 8 de junho de 1989, no Rio de Janeiro, ela é a caçula dos quatro filhos do Príncipe Dom Antônio.
Dona Eleonora
Dona Eleonora Maria Josefa Rosa Philippa Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança de Ligne nasceu em 20 de maio de 1953, na cidade de Jacarezinho, Paraná. Ela é a oitava dos doze filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e da Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.
Continua depois da publicidade
Príncipe Henri
Henri Antoine Gabriël Wauthier Marie Lamoral de Ligne é o sétimo na linha de sucessão ao trono da Família Imperial Brasileira. Nascido em 1º de março de 1989, em Bruxelas, Bélgica, ele é o segundo filho de Michel, 14º Príncipe de Ligne, e da Princesa Dona Eleonora de Orleans e Bragança. Registrado no Consulado-Geral do Brasil em Bruxelas, possui dupla nacionalidade, brasileira e belga.
A Família Imperial Brasileira hoje
Desde a proclamação da República em 1889, a Família Imperial Brasileira perdeu o poder político e administrativo, mas permaneceu como um símbolo de um passado histórico para muitos brasileiros. Diversos membros da família vivem hoje no Brasil e no exterior, contribuindo para diferentes setores da sociedade. A Casa Imperial Brasileira é vista por alguns como um legado cultural, e seus integrantes continuam promovendo e preservando a história do período monárquico.
Leia também
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, herdeiro da Família Real Brasileira, aos 74 anos