Uma família de Jaraguá do Sul foi surpreendida no início da última quarta-feira (2), quando encontraram uma cobra na cozinha. Por sorte, um dos moradores da casa conseguiu guiar o animal para fora da residência, em segurança, e ninguém ficou ferido.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp 

A cobra se tratava de uma caninana (Spilotes pullatus), uma espécie não venenosa. Segundo Renan Gabriel Piechontcoski, o homem que retirou o animal da residência, sua mãe a encontrou na janela da cozinha quando foi preparar o café da manhã. 

– Consegui tirar na hora que ela foi descer da janela (para a pia). Peguei pela ponta do rabo e com a ajuda de um cabo de vassoura na parte da frente, onde ela começou a se enrolar. Na primeira vez que toquei nela, ficou bem agitada e fez aquele barulho de cobra. Mas depois foi de boa – explica.

Segundo Renan, ele sabia que a cobra não era venenosa por já conhecer a espécie, comum em Jaraguá. 

Continua depois da publicidade

O que fazer ao encontrar uma cobra?

A orientação geral da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) é buscar ajuda especializada. Christian Raboch, biólogo da fundação, explica que, mesmo quando o animal não é peçonhento (sem veneno), as pessoas não podem tentar afungentá-lo com vassouras ou outros itens. Isso deixa o animal acuado, o que pode levar a mordidas e outros ferimentos. 

> Coral-verdadeira vomita cobra d’água após resgate em Jaraguá do Sul; veja vídeo

 – Na maioria das vezes, a gente pede que, se encontrar um animal desse, prenda cachorro e gato e entre em contato o mais rápido possível com o órgão competente para estar realizando o resgate do animal – reforça Christian.

Confira o que fazer em caso de encontro com uma cobra:

  • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190)
  • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo
  • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252
  • O telefone da Fujama, em Jaraguá do Sul, é (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas

Outro caso

Esta não é a primeira vez em que uma pia aparece com mais do que louça suja em Jaraguá do Sul. Meses atrás, outra cobra foi encontrada em um apartamento, também de espécie não venenosa. Neste caso, a Fujama foi chamada e o animal foi retirado sem complicações.

Continua depois da publicidade

Christian também explica que a incidência de cobras em Jaraguá do Sul é grande devido às condições climáticas da cidade. O município é localizado em uma região de Mata Atlântica e é cercada por rios, ambiente ideal para este tipo de animal. 

Até outubro de 2021, mais de 250 cobras tinham sido encontradas na cidade, segundo a Fujama. A maioria não é peçonhenta e entra nas casas em busca de abrigo e alimento. 

*Sob supervisão de Sabrina Quariniri.

Leia mais:

Maior espécie de cobra venenosa do Norte de SC é capturada em Jaraguá do Sul; veja vídeo

Serpente venenosa é encontrada por funcionária em empresa de Jaraguá do Sul