Uma família liderada por um hacker foi desmascarada pela Polícia Civil de Blumenau após aplicar golpes em clientes de uma cooperativa de crédito. Os investigados foram alvos de mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (24). Os agentes estiveram em endereços ligados aos suspeitos nas cidades de Blumenau, Ascurra, Indaial, Balneário Camboriú e Lages. Não houve prisão.
Continua depois da publicidade
Dispositivos eletrônicos, veículo e documentos estão entre os itens recolhidos com autorização judicial.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Conforme a polícia, o grupo tem uma empresa em Ascurra e usava de e-mails falsos a mensagens por SMS para conseguir os dados de acesso de usuários a aplicativos bancários. Com essas informações, os criminosos faziam empréstimos sem a autorização dos reais clientes. Ao menos três pessoas de Blumenau foram vítimas do golpe e perderam, juntas, R$ 90 mil, além de tentativas de golpes frustradas.
Continua depois da publicidade
A investigação aponta que o principal articulador do grupo, um homem de 51 anos, tem diversas passagens e condenações por crimes cometidos por meio da internet. Segundo a polícia, em 2017, ele foi preso pela Polícia Federal em Balneário Camboriú, apontado como sendo o maior hacker do Sul do Brasil e também um dos principais fraudadores de sistemas bancários do país. Os investigadores chegam a citá-lo como “velho conhecido”.
O inquérito avança agora para a análise do material recolhido nesta semana para comprovar os crimes e tentar identificar se há mais pessoas envolvidas nos golpes.
Leia mais
Brusque abre concurso público com salários de até R$ 11,5 mil; veja cargos
Vídeos mostram drama de moradores para salvar casa de incêndio em Blumenau