O vereador Euzébio Kozelski e seus familiares precisaram ser socorridos nesta segunda-feira (23) em Xavantina, no Oeste de Santa Catarina. Ele, a esposa e o filho sofreram intoxicação ao inalar amônia, um gás tóxico provocado pela reação de produtos de limpeza com a fermentação de dejetos suínos.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
Um vizinho, que tentou retirar os três familiares da esterqueira onde desmaiaram, também sofreu asfixia.
Conforme o secretário de Saúde e Assistência Social de Xavantina, Domingos Luiz Zanandrea, todos foram levados ao Hospital São Lucas, na mesma cidade. O vereador, a esposa e o vizinho tiveram alta no final do dia e passam bem.
Já o filho do vereador, de 19 anos, precisou ser transferido ao Hospital São Francisco, em Concórdia, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele teria sido o primeiro a sofrer o desmaio.
Continua depois da publicidade
– Eles entraram em um compartimento das instalações de suinocultura onde passam os dejetos de suínos e estavam fazendo uma limpeza. Só tinham uns resíduos para limpar esse compartimento e o filho do casal entrou. Assim que entrou, ele respirou aquele gás da fermentação dos dejetos de suínos, que forma a amônia, e imediatamente desmaiou – conta Zanandrea.
Ao ver o filho desmaiar, o vereador acessou o compartimento. Assim que respirou o gás químico, o pai também desmaiou. O mesmo aconteceu com a esposa e com o vizinho que tentou socorrer a família:
– Então um tentou socorrer o outro e teve as mesmas consequências. Depois, mais três ou quatro pessoas, também vizinhos, conseguiram com muita dificuldade prestar o primeiro socorro. Eles amarraram um de cada vez com uma corda e conseguiram retira-los do compartimento e trouxeram eles ao hospital.

A equipe do Serviço AeroPolicial de Fronteira (SAERFron/Sara) fez a transferência do jovem de Xavantina ao hospital de Concórdia, onde segue hospitalizado.
Continua depois da publicidade
– O rapaz se encontra internado, mas está fora de perigo. Muito embora o susto que todo mundo levou, depois dos problemas todos, deu tudo certo. Graças ao profissionalismo de todos os envolvidos, dos profissionais, dos vizinhos, não aconteceu nada pior – conclui o secretário Zanandrea.
Leia também
Homem de 22 anos é assassinado com tiro no rosto após discussão em lanchonete no Oeste de SC
Governadores vão chamar Bolsonaro para reunião sobre democracia