A criação de ovelhas na pequena propriedade da família Rocha, em Pomerode, começou como um passatempo na pandemia, mas aos poucos foi ganhando fôlego. Só que nada poderia preparar Marta e o pai, José, para o que aconteceu no começo deste mês: o número de “peludinhos” deu um salto por causa de duas gestações de gêmeos e uma de trigêmeos. Tudo ao mesmo tempo.

Continua depois da publicidade

— Em 10 dias, foram três fêmeas dando cria e sete filhotinhos — afirma Marta.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Era 6 de julho quando vieram ao mundo duas ovelhas gêmeas. Para os agricultores, até aí, não era uma novidade, pois já tinha acontecido antes. Porém, menos de uma semana depois, no dia 13, uma grande surpresa para a família. Nasceram os trigêmeos. Desta vez dois machos e uma fêmea. Já no domingo, 16, mais filhotes e novamente gêmeos. Agora, um casal.

— Não imaginávamos trigêmeos e tomamos um susto quando nasceram, e tomamos um susto ainda maior com três nascimentos duplicados seguidamente — admite a jovem.

Continua depois da publicidade

Marta conta que em 2018 os pais, aposentados, ganharam duas ovelhas ainda bebês que tinham ficado órfãs e o dono não tinha tempo para cuidar. Os animais estavam no sítio da família, onde já criam gados, galinhas e coelhos. Uma das fêmeas morreu e, em 2020, decidiram arrumar um “namorado” para Brita, mas acabaram arrumando duas “irmãs”.

O tempo passou, em 2021, com a pandemia, decidiram investir na criação de ovelhas e conseguiram um o macho. Não demorou muito até as gestações acontecerem e já na largada foi especial.

— Depois dos dois nascimentos de gêmeos em 2021, todos os outros nascimentos de 2022 foram de apenas um filhotinho por fêmea — explica Marta.

A expectativa da família agora é quanto ao número de bebês de outra fêmea que está prenha.

— Os trigêmeos e os últimos gêmeos, estamos dando uma forcinha para as mamães com mamadeiras em horários determinados. Mas eles permanecem o tempo inteiro com as mães. O papai é da raça Dorper. Já as mamães, tenho Santa Inês e cruzamento de Santa Inês com Dorper.

Continua depois da publicidade

De acordo com o veterinário da Epagri, gestações de gêmeos e trigêmeos não são incomuns em ovelhas. Mas para a família Rocha pode-se dizer que sim.

Leia mais

Sucesso relâmpago faz jovem do interior de SC virar estrela de marcas internacionais

Apartamento vizinho ao de Neymar em Balneário Camboriú entra em “promoção”; veja o preço