O sonho de Marcos Gonçalves transformou a vida da sua família em Jaraguá do Sul. O local de trabalho se tornou a extensão da casa, onde os filhos cresceram e todos os Gonçalves encontraram paixão pelo que fazem: restaurar carros antigos como se estivessem pintando uma obra de arte.
Continua depois da publicidade
Em 1997, Maria Salete embarcou no sonho do marido e os dois deixaram as empresas em que trabalhavam. Com o dinheiro da saída, eles investiram no galpão e nos equipamentos. Os carros antigos entraram na vida de Marcos quando um cliente pediu para restaurar o Volkswagen Variant, de 1971. De lá para cá, Marcos aumentou a clientela e os principais veículos são as relíquias automobilísticas.
– Continuamos trabalhando com a pintura, reparos, espelhamento e polimento de carros novos e seminovos. Mas a procura para restaurar os antigos têm aumentado – revela Marcos.
Para execução desse trabalho, Marcos conta com o apoio dos filhos, Pamela e Patrick, que ingressaram nessa jornada ainda na adolescência. Maria Salete revela que não esperava que os filhos tivessem tanto interesse pelo trabalho, mas se surpreendeu ao ver que eles querem continuar com o negócio da família. Pamela está interessada em um curso de eletrecista e Patrick, de solda.
Continua depois da publicidade
– Passamos praticamente 24 horas juntos e não é fácil. Brigamos, depois já estamos conversando normalmente. Se tivesse uma câmera, ia ser diversão na certa – comenta.
Emoção na entrega do veículo
O trabalho de pintura é árduo e demorado, sendo realizado em quatro etapas. O processo começa com a retirada da tinta até a pintura da cor definitiva. A parte mais demorada é a limpeza. Neste processo, é preciso paciência para retirar a ferrugem. Já o motor e os estofados são enviados para empresas parceiras.
Quando é fácil encontrar as peças dos automóveis, é possível que o carro fique pronto em até quatro meses. Na maioria das vezes, os veículos ficam cerca de um ano na oficina porque quanto mais antigo, mais difícil é encontrar a peças. A família cobra R$ 40 por hora de serviço.
Continua depois da publicidade
– A gente fica tanto tempo trabalhando neles que acabamos tristes quando vão embora. Mas vale a pena quando vemos os clientes se emocionando com o resultado ou voltando com outro carro antigo – revela Pamela.