Um menino de 7 anos morreu na última sexta-feira (16) após a família procurar o hospital por quatro vezes e, supostamente, não receber atendimento adequado em São Francisco do Sul. Os familiares de James Antônio Fucks acusam o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça de negligência e marcaram um ato em frente à unidade neste domingo (18).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

James sofreu um acidente na saída da escola na última terça-feira (13), quando bateu o peito e a cabeça em uma placa de sinalização. Segundo a tia, Gislaine Carolina Paiva, a mãe do menino o levou até o hospital para receber atendimento porque ele sentia dores.

– O médico não fez o procedimento certo, só deu remédio para dor e mandou ele embora – explica.

A família diz que James foi levado ao hospital outras três vezes e nenhum exame foi realizado pela equipe médica, que liberou a criança em todas as situações apenas com o medicamento para dor.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira, o hospital teria solicitado transporte para transferir o menino ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville. Porém, James não resistiu e morreu antes da transferência.

– Nós estamos muito tristes porque a minha irmã procurou tudo, achou que ele (James) seria bem recebido, que seria feito exame e não fizeram. Ela ficou bem triste pelo descaso do médico – conta Gislaine.

Neste domingo, às 14 horas, familiares e amigos se reúnem na frente do hospital para um ato de homenagem ao menino e também de protesto pela suposta negligência da unidade de saúde. Eles levarão cartazes e soltarão balões em um ato silencioso para não prejudicar o atendimento médico de outros pacientes dentor do hospital, segundo Gislaine.

O velório de James aconteceu de sábado a domingo na Caela Municipal do Acaraí. O sepultamento aconteceu às 8 horas no cemitério do mesmo bairro.

Continua depois da publicidade

Hospital e prefeitura apuram se houve falha no atendimento

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça se manifestou sobre a morte de James em nota publicada nas redes sociais. A instituição diz que lamenta profundamente o falecimento e se solidariza com os familiares.

Na nota, o hospital diz que “a cadeia de eventos que levou a esse lamentável desfecho será acompanhada e analisada até que se tenha pleno conhecimento de todos os fatos”.

Segundo a unidade, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, os fatos estão sendo apurados para verificar se houve alguma falha no atendimento ao paciente. A nota afirma que “todas as medidas cabíveis serão tomadas”

A prefeitura de São Francisco do Sul também se manifestou em nota de pesar publicada nas redes sociais. O município lamenta a morte e afirma que a família recebe suporte da Secretaria de Assistência Social.

Continua depois da publicidade

– Já a Secretaria de Saúde está apurando os fatos junto à equipe do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça e está atuando para verificar se houve negligência no atendimento e todas as medidas cabíveis serão adotadas – diz a nota.

A reportagem tenta contato com a Polícia Civil de São Francisco do Sul para saber se um inquérito será aberto para investigar o caso.

Leia também:

Serra de SC tem amanhecer de -4°C neste domingo; turistas aproveitam onda de frio

Por que a BR-376 soma mortes em acidentes graves na entrada de Santa Catarina

Identificados pai e filha mortos em acidente na BR-470 em SC