Em 2021, o FAM – Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul completa um quarto de século: são 25 anos consecutivos colocando a cidade no calendário internacional de festivais cinematográficos. Para comemorar, a organização do evento lança uma nova marca – que segue tendo como inspiração a bernunça, personagem folclórico de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O designer gráfico Rogério Otto assina a identidade do festival há mais de uma década, e, em 2021, apresentou a proposta para as comemorações dos 25 anos do FAM:

– A partir de 2012, a adoção da bernunça foi incorporada ao cânone icônico do FAM de forma estilizada – ele explica. – Sua cabeça de claquete invertida e olho de lente seguida da cauda RGB, depois transformada em uma película em movimento, veio evoluindo até 2020 de forma linear.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A bernunça passou a ilustrar os troféus dos vencedores do festival – até que acabou, ela mesma, ainda mais estilizada, virando o troféu em 2019.

Continua depois da publicidade

– É a partir daí que a marca do FAM para uma nova década evolui mais uma vez – prossegue o designer. – Um símbolo do crescimento e amadurecimento do próprio FAM como parte do calendário cultural permanente latino-americano, brasileiro e catarinense.

Nova marca do FAM
Nova marca do FAM (Foto: FAM/Divulgação)

A nova identidade do FAM é um ícone que representa a modernidade das novas tecnologias e a tradição resistente da sétima arte. O FAM 2021 está marcado para acontecer entre os dias 23 e 29 de setembro.

> Saiba tudo sobre o BBB 21