Os “coelhos” da Páscoa de Joinville têm exatamente uma semana para sair às compras e trazer cestas recheadas de chocolate. O comércio joinvilense espera dobrar ou até triplicar o movimento nesta última semana antes do domingo de Páscoa. A expectativa de crescimento nas vendas, em comparação com o ano passado, varia entre 3 a 20%, nos casos das chocolatarias artesanais.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira pela manhã, o movimento era tranquilo em supermercados da cidade. Ainda é tempo de muita pesquisa, de escolhas de marcas e tipos de chocolate. No começo do mês, o Procon Joinville divulgou uma pesquisa dos preços de ovos e chocolates nas maiores redes e foram encontradas diferenças de até 35% nos valores.

Mais: Confira a pesquisa completa

A contadora Michele Rosa, 38, é uma das pessoas que, por enquanto, avalia os preços, apesar de ter o costume de comprar as lembranças sempre no mesmo lugar. Ela levou o filho Felipe Rosa Gelbcke, de apenas três anos, para escolher o chocolate. Ele estava indeciso no meio de tantas cores e opções. Só que foram os ovos com brinquedos que fizeram os olhos do pequeno brilharem mais. Um ovo médio com brinquedo custa entre R$ 21 a R$ 29 nos supermercados. Ainda há a opção de pagar as compras parceladas em até dez vezes no cartão da rede ou em seis vezes no cartão de crédito.

Continua depois da publicidade

Na rede de supermercados Giassi, em Joinville, o esperado é de que já neste fim de semana os ovos de Páscoa comecem a sair mais. A expectativa, segundo o gerente Manoel João Fidelis Filho, é de um crescimento de 10% em comparação com as vendas no ano passado.

– Acreditamos que, mesmo no fim do mês, as vendas vão dobrar nesta semana -, avaliou o gerente.

O mesmo espera a rede de Hipermercados Big, com um aumento de 40% no movimento.

Expectativa de aumento

Os supermercados Angeloni também esperam um aumento considerável, tanto que o grupo comprou 6% a mais do que o ano passado em produtos para serem vendidos em suas lojas em Santa Catarina e no Paraná.

Continua depois da publicidade

Para a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a Páscoa deste ano, mesmo caindo no fim do mês, deve ser positiva. Segundo o presidente da Acats, Atanázio dos Santos Netto, as famílias não vão deixar de comprar suas lembranças. O que pode acontecer é elas optarem por produtos mais baratos.

– A indústria está atenta aos movimentos do consumo e está diversificando a produção a fim de oferecer opções para todos os gostos e bolsos -, explicou.

Os resultados positivos já foram, inclusive, sentidos. As vendas em janeiro aumentaram 5,24%, se comparado com o mesmo mês em 2012. O bom desempenho animou a categoria, que revisou a meta, que era de, no máximo, 4% de aumento. O esperado agora é de 6 a 10%. Os dados de fevereiro devem ser divulgados na semana que vem.

Continua depois da publicidade