Mesmo após a recente contratação de 163 auxiliares de educador temporários e efetivos, Joinville está com déficit de 130 profissionais para atender alunos com necessidades especiais na rede municipal de ensino. O dado foi apresentado pelo secretário Diego Calegari na reunião da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores na terça-feira (23).

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Conforme a secretaria, um auxiliar pode atender uma ou mais crianças e isso é definido a partir do grau de dependência de cada um: em casos de autismo leve, por exemplo, o profissional pode acompanhar mais de um estudante, mas em casos extremos, é direcionado para apenas um aluno.

Esta estatística, portanto, foi embasada conforme a demanda de cada uma das escolas e CEI’s. Em Joinville, com base em dados de 2023, cerca de quatro mil crianças com deficiência ou transtornos são atendidas pela rede municipal, num universo de 75 mil estudantes. E, segundo Calegari, a quantidade de estudantes que necessita de auxiliares de educador só cresce. Ele citou que, no ano passado, foram aceitos 386 novos alunos, já neste ano, 145.

“Essa é a demanda da ‘fotografia’ de hoje, amanhã pode ser outro número”, alertou durante a conversa com os parlamentares.

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Assunto foi levado à Casa após preocupação de pais

O assunto foi levado à Casa por um grupo de mais de 20 mães e pais de crianças autistas que acompanhou o encontro da comissão no dia 7 de março e externou a preocupação com a garantia da presença de profissionais que possam desenvolver as atividades escolares com os filhos.

O presidente da comissão, Brandel Junior (Podemos), ainda disse receber diariamente queixas relacionadas ao tema. Ele disse entender que o município está fazendo sua parte, mas que é preciso ter atenção também com a saúde dos estudantes. “Se nós não os tratarmos agora, vai ser muito mais caro quando adulto”, opinou.

Para resolver o problema, a prefeitura trabalha em um concurso para professores e também de profissionais de Saúde de pessoas com transtornos como autismo.

  • Em 2019, eram cerca de 820 auxiliares de educador;
  • Em 2020, o número estava na casa dos 900;
  • No ano seguinte, 2021, eram 887;
  • Ao longo do ano passado, 2022, chegaram a 1.019;
  • Em março deste ano, eram 1.407 auxiliares na rede pública.

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