As aulas previstas para começaram nesta segunda-feira, no centro de engenharia da mobilidade no campus da UFSC em Joinville, não começaram para todos os alunos. Isso porque uma mudança na lei federal 12.772, que estrutura o plano de carreira dos professores, obrigou a universidade a suspender um concurso para novos profissionais aberto no fim do ano passado.

Continua depois da publicidade

Com a medida, o quadro de professores ficou incompleto e muitos alunos estão com dificuldades para encontrar vagas em algumas disciplinas.

Esse é o caso de uma aluna que procurou a reportagem de “AN”, mas preferiu não se identificar. Ela conta que tentou destrancar a matrícula, no começo deste mês, período previsto no calendário acadêmico, mas, até esta segunda-feira, ela ainda não havia conseguido vaga em nenhuma disciplina.

– No dia em que a matrícula foi recusada pelo sistema, procurei a secretaria e falaram para eu tentar a rematrícula pela internet, mas também não deu certo -, conta.

Continua depois da publicidade

Em seguida, a estudante foi orientada a aguardar o reajuste do último índice de matrícula – cálculo feito pelo sistema com base no desempenho acadêmico e na carga horária cumprida no curso – que vai definir até na próxima semana se haverá ou não vagas para ela nas disciplinas que ela teria de cursar. Até lá, ela ficará sem aula.

Para atender aos alunos que ficaram sem vaga nas disciplinas que não têm professor, o diretor-geral da UFSC em Joinville, Luís Fernando Peres Calil, conta que foi aberto concurso para 15 professores temporários.

Dez aprovados começam em abril

Na prova seletiva, realizada foi há duas semanas, dez novos docentes foram aprovados, mas para as cinco vagas restantes será aberto um novo concurso.

Continua depois da publicidade

– Para as turmas em que houve procura mais significativa, estamos oferecendo a possibilidade de abertura de turmas extras, porque sabemos da necessidade -, explica Calil.

Segundo a diretora acadêmica da UFSC em Joinville, Suelí Fischer Beckert, os dez professores aprovados começam em abril. As cinco vagas que faltam devem entrar nas salas de aula daqui a um mês.

Com o início dos trabalhos dos novos professores, Calil estima que devem ser abertas 90 novas vagas para a disciplina de cálculo 1, do primeiro semestre, uma das mais concorridas.

Continua depois da publicidade

– As disciplinas das primeiras fases são as que têm maior demanda por causa dos reprovados e dos novos alunos -, explica Suelí.

Também será aberto ainda neste semestre concurso para 58 vagas de professores permanentes, com a previsão de que eles entrem em exercício no início do segundo semestre. Segundo o diretor-geral, as aulas perdidas por falta de professor serão repostas.